ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS AVELINO RIBEIRO EM CORRENTE-PI EM PERÍODO PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111359 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3496 "inscrito_id" => 10806 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS AVELINO RIBEIRO EM CORRENTE-PI EM PERÍODO PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O texto trata das vivências experienciadas no período pandêmico, através do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia- alfabetização Alfa na cidade de Corrente, em regime de colaboração com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. A instituição de atuação foi a Escola Municipal Luís Avelino Ribeiro, e o trabalho realizado foi na 1ª série do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica parte de um estudo qualitativo e descritivo, cuja finalidade é apresentar o relato de experiência do residente sobre a sua atuação na escola contemplada. O objetivo desse trabalho é dissertar as experiencias vividas em um período atípico no contexto educacional, sob a ótica de um graduando e como as intempéries pandêmica da Covid-21 promoveu nas buscas por novas metodologias de ensino. A Residência Pedagógica consiste na imersão planejada e sistemática do acadêmico de licenciatura em ambiente escolar prático, visando à vivência e experimentação de situações concretas do seu cotidiano que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática. Tendo em vista, todo o material apresentado e consequentemente a finalização dos quatro módulos do subprojeto Pedagogia-Alfabetização, pode-se entender que o processo alfabetizador é algo contínuo, já supracitado nesse relatório e que a formação continuada do docente se tornou algo cada vez mais importante para atender as demandas a cerca desse novo ciclo educacional ao qual estamos vivenciando e que mesmo após o seu fim, terá resvalos no sistema educativo nacional. Foi um trabalho árduo, realizado dentro das possibilidades, considerando as necessidades das crianças e as possibilidades apresentadas, já que estávamos em um período de pandemia. Partindo desse pressuposto, entende-se que a formação continuada tem como principal objetivo o desenvolvimento profissional do educador, fazendo com que ele possa aprender como potencializar o processo de ensino-aprendizagem e melhorar suas práticas educativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10806_TB3496_23052024225749.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELI DA ROCHA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "KELI" "autor_email" => "kelirfa21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111359 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3496 "inscrito_id" => 10806 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS AVELINO RIBEIRO EM CORRENTE-PI EM PERÍODO PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O texto trata das vivências experienciadas no período pandêmico, através do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia- alfabetização Alfa na cidade de Corrente, em regime de colaboração com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. A instituição de atuação foi a Escola Municipal Luís Avelino Ribeiro, e o trabalho realizado foi na 1ª série do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica parte de um estudo qualitativo e descritivo, cuja finalidade é apresentar o relato de experiência do residente sobre a sua atuação na escola contemplada. O objetivo desse trabalho é dissertar as experiencias vividas em um período atípico no contexto educacional, sob a ótica de um graduando e como as intempéries pandêmica da Covid-21 promoveu nas buscas por novas metodologias de ensino. A Residência Pedagógica consiste na imersão planejada e sistemática do acadêmico de licenciatura em ambiente escolar prático, visando à vivência e experimentação de situações concretas do seu cotidiano que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática. Tendo em vista, todo o material apresentado e consequentemente a finalização dos quatro módulos do subprojeto Pedagogia-Alfabetização, pode-se entender que o processo alfabetizador é algo contínuo, já supracitado nesse relatório e que a formação continuada do docente se tornou algo cada vez mais importante para atender as demandas a cerca desse novo ciclo educacional ao qual estamos vivenciando e que mesmo após o seu fim, terá resvalos no sistema educativo nacional. Foi um trabalho árduo, realizado dentro das possibilidades, considerando as necessidades das crianças e as possibilidades apresentadas, já que estávamos em um período de pandemia. Partindo desse pressuposto, entende-se que a formação continuada tem como principal objetivo o desenvolvimento profissional do educador, fazendo com que ele possa aprender como potencializar o processo de ensino-aprendizagem e melhorar suas práticas educativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10806_TB3496_23052024225749.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELI DA ROCHA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "KELI" "autor_email" => "kelirfa21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }