O texto trata das vivências experienciadas no período pandêmico, através do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia- alfabetização Alfa na cidade de Corrente, em regime de colaboração com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. A instituição de atuação foi a Escola Municipal Luís Avelino Ribeiro, e o trabalho realizado foi na 1ª série do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica parte de um estudo qualitativo e descritivo, cuja finalidade é apresentar o relato de experiência do residente sobre a sua atuação na escola contemplada. O objetivo desse trabalho é dissertar as experiencias vividas em um período atípico no contexto educacional, sob a ótica de um graduando e como as intempéries pandêmica da Covid-21 promoveu nas buscas por novas metodologias de ensino. A Residência Pedagógica consiste na imersão planejada e sistemática do acadêmico de licenciatura em ambiente escolar prático, visando à vivência e experimentação de situações concretas do seu cotidiano que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática. Tendo em vista, todo o material apresentado e consequentemente a finalização dos quatro módulos do subprojeto Pedagogia-Alfabetização, pode-se entender que o processo alfabetizador é algo contínuo, já supracitado nesse relatório e que a formação continuada do docente se tornou algo cada vez mais importante para atender as demandas a cerca desse novo ciclo educacional ao qual estamos vivenciando e que mesmo após o seu fim, terá resvalos no sistema educativo nacional. Foi um trabalho árduo, realizado dentro das possibilidades, considerando as necessidades das crianças e as possibilidades apresentadas, já que estávamos em um período de pandemia. Partindo desse pressuposto, entende-se que a formação continuada tem como principal objetivo o desenvolvimento profissional do educador, fazendo com que ele possa aprender como potencializar o processo de ensino-aprendizagem e melhorar suas práticas educativas.