O estudo analisa a contribuição das Metodologias Ativas (MA) sob a perspectiva dos alunos em um componente curricular do Ensino Superior. As MA destacam-se como uma abordagem de ensino e buscam promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, estabelecendo atividades práticas, colaborativas e reflexivas. O componente curricular adotou a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Narrativas por meio de um site [omitido], que descrevia a jornada de uma personagem em diversos reinos. Ao final de cada reino, os estudantes desenvolviam uma mídia digital, usando elementos teóricos estudados no componente, e respondiam a uma autoavaliação. Por meio de um estudo de caso e de uma abordagem qualitativa, foi possível analisar a perspectiva dos estudantes, indagados acerca da contribuição das atividades realizadas em suas aprendizagens e formação profissional. Os resultados revelaram que os alunos perceberam a importância de buscar conhecimentos teórico-práticos para a produção das mídias digitais. Destaca-se a criação de grupos de trabalhos que interagiram entre si, engajando-se na organização de funções específicas dentro das equipes. Os estudantes relataram, ainda, uma mudança positiva em sua postura em relação ao aprendizado, tornando-se mais autônomos para a resolução de problemas. A interação entre os colegas e com o professor também foi ressaltada como um fator instigante, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo, assim como para as experiências profissionais. No entanto, desafios também foram identificados, como a necessidade de maior preparação e organização para superar resistências iniciais às metodologias adotadas. Conclui-se que as MA ofereceram aos estudantes integração em atividades participativas, proporcionando uma experiência de ensino enriquecedora e estimulante.