A inclusão de estudantes com deficiência tem se tornado um ponto cada vez mais central nas discussões educacionais. Este estudo aborda essa questão e destaca a importância do entendimento do processo inclusivo no ambiente educacional e de seu papel essencial na criação de um espaço que celebre a diversidade. A educação inclusiva é um direito assegurado e um princípio que sustenta a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras. Na busca de investigar o papel dos gestores e compreender o efeito de suas ações no progresso dos estudantes, tanto em termos de aprendizado quanto de integração social, fornecendo uma base para melhorias contínuas nas políticas e práticas inclusivas das escolas, este estudo objetiva analisar as estratégias implementadas pelo núcleo gestor para promover a inclusão e construir um ambiente equitativo. A metodologia utilizada nessa pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória, que tem como objeto de estudo uma discussão sobre as contribuições do núcleo gestor no processo de inclusão, por meio da análise de hipóteses e argumentações, que fundamentam um posicionamento crítico convidando o leitor a refletir sobre a relevância do tema para a sociedade acadêmica e escolar. Os resultados apontam que diante dos progressos significativos e das vitórias alcançadas nas políticas públicas direcionadas à inclusão educacional, persistem ainda obstáculos que as instituições de ensino enfrentam ao tentar implementar ajustes curriculares que atendam às necessidades particulares dos estudantes que fazem parte do público da educação especial. Apontam ainda que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, que atenuem às necessidades de todos os estudantes, contribuindo para superar barreiras à inclusão promovem um ambiente de aprendizado acessível, equitativo e acolhedor.