CULTURA VISUAL: O PAPEL FORMATIVO DO RAP NACIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112095 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4586 "inscrito_id" => 14174 "titulo" => "CULTURA VISUAL: O PAPEL FORMATIVO DO RAP NACIONAL" "resumo" => "O artigo aborda o surgimento e a evolução do gênero musical RAP no contexto norte-americano e brasileiro, destacando sua origem como uma forma de expressão das comunidades marginalizadas nos EUA e sua posterior expansão para o Brasil. Busca-se neste artigo tratar sobre o papel formativo que o RAP desempenha como uma ferramenta de resistência, dando voz aos jovens negros e denunciando as injustiças sociais, sendo uma forma de educação não-formal que pode ser compreendida através do conceito de cultura visual desenvolvido por Fernando Hernándes (2007). O artigo também destaca a influência do RAP na formação social e crítica, exemplificado pelo grupo Racionais MC's, que através de suas letras promoveram a conscientização e o empoderamento da comunidade negra. Além disso, é discutido o papel formativo do RAP, não apenas como uma forma de expressão artística, mas também como uma ferramenta educativa que proporciona reflexão crítica sobre questões sociais e políticas. A análise se estende à cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde o RAP enfrenta resistência e preconceito. Em contrapartida, enquanto em alguns locais ainda há preconceito, em outros há professores se apropriando destes elementos para uma educação mais inclusiva e próxima da realidade destes sujeitos. Assim, trago para debate o Instagram de um professor que cria conteúdos informais ensinando diversas áreas do conhecimento fazendo o uso do Rap e dre outros elementos de culturas marginalizadas, criando uma didática que vincula a realidade da favela para ensinar. Em suma, o artigo busca enfatizar a necessidade de reconhecer e valorizar o papel do RAP e de culturas subalternas como uma forma de arte e ativismo que amplifica as vozes marginalizadas e promove a conscientização social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14174_TB4586_01102024204405.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA SANTOS FINN" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "rsfinn@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112095 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4586 "inscrito_id" => 14174 "titulo" => "CULTURA VISUAL: O PAPEL FORMATIVO DO RAP NACIONAL" "resumo" => "O artigo aborda o surgimento e a evolução do gênero musical RAP no contexto norte-americano e brasileiro, destacando sua origem como uma forma de expressão das comunidades marginalizadas nos EUA e sua posterior expansão para o Brasil. Busca-se neste artigo tratar sobre o papel formativo que o RAP desempenha como uma ferramenta de resistência, dando voz aos jovens negros e denunciando as injustiças sociais, sendo uma forma de educação não-formal que pode ser compreendida através do conceito de cultura visual desenvolvido por Fernando Hernándes (2007). O artigo também destaca a influência do RAP na formação social e crítica, exemplificado pelo grupo Racionais MC's, que através de suas letras promoveram a conscientização e o empoderamento da comunidade negra. Além disso, é discutido o papel formativo do RAP, não apenas como uma forma de expressão artística, mas também como uma ferramenta educativa que proporciona reflexão crítica sobre questões sociais e políticas. A análise se estende à cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde o RAP enfrenta resistência e preconceito. Em contrapartida, enquanto em alguns locais ainda há preconceito, em outros há professores se apropriando destes elementos para uma educação mais inclusiva e próxima da realidade destes sujeitos. Assim, trago para debate o Instagram de um professor que cria conteúdos informais ensinando diversas áreas do conhecimento fazendo o uso do Rap e dre outros elementos de culturas marginalizadas, criando uma didática que vincula a realidade da favela para ensinar. Em suma, o artigo busca enfatizar a necessidade de reconhecer e valorizar o papel do RAP e de culturas subalternas como uma forma de arte e ativismo que amplifica as vozes marginalizadas e promove a conscientização social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14174_TB4586_01102024204405.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA SANTOS FINN" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "rsfinn@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }