Os Clubes de Ciências emergem como um espaço crucial na promoção da alfabetização científica e no engajamento dos estudantes. Este artigo tem como objetivo examinar, por meio de diversas produções acadêmicas, a importância, os impactos e o potencial desses clubes, bem como sua aproximação com a História e Filosofia da Ciência (HFC). Para isso, foram investigadas em livros e artigos a origem e a implementação dos Clubes de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental. Esses clubes surgiram como uma extensão do ensino tradicional, oferecendo aos alunos oportunidades práticas e colaborativas para explorar conceitos científicos. As habilidades desenvolvidas pelos estudantes por meio da participação nos Clubes de Ciências estão intrinsecamente ligadas à alfabetização científica e tecnológica, incluindo pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação. Os resultados demonstraram a importância vital desses clubes, que não apenas promovem o interesse pela ciência, mas também preparam os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo, onde a compreensão científica é essencial para a tomada de decisões informadas e para enfrentar os problemas complexos da sociedade. Com essa pesquisa, foi possível concluir que os Clubes de Ciências desempenham um papel fundamental na educação científica dos discentes, uma vez que oferecem um ambiente estimulante para explorar, aprender e se inspirar na ciência.