Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DOS CLUBES DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111006
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3000
    "inscrito_id" => 11345
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS CLUBES DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA."
    "resumo" => "Os Clubes de Ciências emergem como um espaço crucial na promoção da alfabetização científica e no engajamento dos estudantes. Este artigo tem como objetivo examinar, por meio de diversas produções acadêmicas, a importância, os impactos e o potencial desses clubes, bem como sua aproximação com a História e Filosofia da Ciência (HFC). Para isso, foram investigadas em livros e artigos a origem e a implementação dos Clubes de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental. Esses clubes surgiram como uma extensão do ensino tradicional, oferecendo aos alunos oportunidades práticas e colaborativas para explorar conceitos científicos. As habilidades desenvolvidas pelos estudantes por meio da participação nos Clubes de Ciências estão intrinsecamente ligadas à alfabetização científica e tecnológica, incluindo pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação. Os resultados demonstraram a importância vital desses clubes, que não apenas promovem o interesse pela ciência, mas também preparam os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo, onde a compreensão científica é essencial para a tomada de decisões informadas e para enfrentar os problemas complexos da sociedade. Com essa pesquisa, foi possível concluir que os Clubes de Ciências desempenham um papel fundamental na educação científica dos discentes, uma vez que oferecem um ambiente estimulante para explorar, aprender e se inspirar na ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11345_TB3000_30092024181039.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEUVIRLÂNDIA MARINHO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.cleuvirlandia@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111006
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3000
    "inscrito_id" => 11345
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS CLUBES DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA."
    "resumo" => "Os Clubes de Ciências emergem como um espaço crucial na promoção da alfabetização científica e no engajamento dos estudantes. Este artigo tem como objetivo examinar, por meio de diversas produções acadêmicas, a importância, os impactos e o potencial desses clubes, bem como sua aproximação com a História e Filosofia da Ciência (HFC). Para isso, foram investigadas em livros e artigos a origem e a implementação dos Clubes de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental. Esses clubes surgiram como uma extensão do ensino tradicional, oferecendo aos alunos oportunidades práticas e colaborativas para explorar conceitos científicos. As habilidades desenvolvidas pelos estudantes por meio da participação nos Clubes de Ciências estão intrinsecamente ligadas à alfabetização científica e tecnológica, incluindo pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação. Os resultados demonstraram a importância vital desses clubes, que não apenas promovem o interesse pela ciência, mas também preparam os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo, onde a compreensão científica é essencial para a tomada de decisões informadas e para enfrentar os problemas complexos da sociedade. Com essa pesquisa, foi possível concluir que os Clubes de Ciências desempenham um papel fundamental na educação científica dos discentes, uma vez que oferecem um ambiente estimulante para explorar, aprender e se inspirar na ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11345_TB3000_30092024181039.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEUVIRLÂNDIA MARINHO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.cleuvirlandia@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os Clubes de Ciências emergem como um espaço crucial na promoção da alfabetização científica e no engajamento dos estudantes. Este artigo tem como objetivo examinar, por meio de diversas produções acadêmicas, a importância, os impactos e o potencial desses clubes, bem como sua aproximação com a História e Filosofia da Ciência (HFC). Para isso, foram investigadas em livros e artigos a origem e a implementação dos Clubes de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental. Esses clubes surgiram como uma extensão do ensino tradicional, oferecendo aos alunos oportunidades práticas e colaborativas para explorar conceitos científicos. As habilidades desenvolvidas pelos estudantes por meio da participação nos Clubes de Ciências estão intrinsecamente ligadas à alfabetização científica e tecnológica, incluindo pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação. Os resultados demonstraram a importância vital desses clubes, que não apenas promovem o interesse pela ciência, mas também preparam os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo, onde a compreensão científica é essencial para a tomada de decisões informadas e para enfrentar os problemas complexos da sociedade. Com essa pesquisa, foi possível concluir que os Clubes de Ciências desempenham um papel fundamental na educação científica dos discentes, uma vez que oferecem um ambiente estimulante para explorar, aprender e se inspirar na ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.