O estágio não obrigatório é uma experiência formativa prevista no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação, isso se aplica ao curso de pedagogia. O referido estágio é dado como uma atividade de natureza teórico-prática que pode ser desenvolvida pelo estudante, compartilhando-a com as suas atividades acadêmicas. Neste trabalho, busca-se analisar a compreensão dos estudantes do curso de Pedagogia presencial, do campus I, da Universidade Federal da Paraíba, acerca da modalidade de estágio não obrigatório, realizado em escolas privadas na cidade de João Pessoa-PB. O trabalho é de natureza qualitativa. Para captar as percepções dos docentes, foi aplicado um questionário através do google forms com os discentes do 5° período do referido curso, do turno vespertino. Os resultados apontam o quão importante é para os docentes a experiência formativa do estágio, no entanto, os dados demonstram que muitas das atividades desenvolvidas no estágio não obrigatório não se alinham com a perspectiva formadora previstas na Lei do Estágio (Lei n°11.788/2008). Nesse cenário, o estágio não obrigatório se apresenta como uma atividade precarizada. Espera-se ampliar o conhecimento a respeito da Lei do Estágio e conduzir as reflexões da comunidade acadêmica sobre o tema e assim se constituir em um instrumento efetivo de aprofundamento teórico.