A biodiversidade aquática é uma área que estuda os ecossistemas aquáticos salinos, estuarinos e dulcícolas, buscando compreender as relações ecológicas existentes entre a biota (mamíferos, peixes, répteis, anfíbios, microrganismos planctônicos entre outros) e os fatores abióticos. Contudo, os organismos que compõe a base da teia alimentar aquática, o plâncton, são pouco mencionados na matriz curricular da educação básica, principalmente no que se concerne à biodiversidade local, o que afeta sobretudo os alunos neuroatípicos. Sendo assim, o presente trabalho teve como finalidade desenvolver e aplicar protótipos em 3d dos organismos planctônicos presentes rio Tocantins, para trabalhar a tatilidade no ensino de biologia. Assim, foram ilustradas 6 imagens bidimensionais do universo planctônico no software Adobe Photoshop CC, sendo 3 imagens do fitoplâncton e 3 de zooplâncton. Posteriormente, estas imagens foram convertidas para 3d através do software 3d builder e impressas na impressora de resina creality halot-one 3d. Por fim, os protótipos impressos foram levados para 3 escolas estaduais de Ensino Médio do município de Imperatriz – MA, e utilizadas na palestra intitulada “Biodiversidade aquática através da tatilidade”. Como resultado, observou-se que com a utilização dos protótipos os discentes apresentaram alguns pontos em destaques, tendo algumas habilidades aprimoradas, tais como: melhor assimilação da temática, visualização mais tangível, aprendizado prático, despertar de curiosidade através do contato com o novo, imersão no mundo científico e maior inclusão pela abordagem multimodal de ensino. Portanto, entende-se que é grande relevância a implementação de abordagens múltiplas no ensino, visto que estas trabalham de modo diferentes os campos de conhecimentos, propiciando o desenvolvimento de novos saberes e favorecendo uma aprendizagem significativa por meio do contato físico e visual com o universo microscópico, despertando assim, a criticidade do aluno em relação ao seu local de vivência.