Este artigo visa apontar a importância do brincar para o desenvolvimento integral e social da criança na faixa etária de 3 a 5 anos. O objetivo deste estudo é apresentar algumas propostas brincantes no contexto escolar que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Brincar é uma das características da infância, faz parte das necessidades da criança. Através da brincadeira, as crianças expressam o que estão pensando ou sentido naquele momento. Fochi (2015), Kishimoto (2008), Bondioli e Mantovani (1998), foram alguns dos teóricos que nortearam os estudos sobre a infância e o brincar. Entrevistas às gestoras e educadoras contribuíram para o levantamento de dados sobre as escolas pesquisadas. Assim, reforça a importância das instituições da Educação Infantil buscarem formas de ampliação dessa relação, de modo a contribuir com o desenvolvimento de todas as crianças. É no brincar que a criança se torna criativa, descobre suas personalidades, suas interações e consegue multiplicar sua afetividade com outras crianças. Portanto, as brincadeiras socializam o desenvolvimento psicomotor das crianças nessa faixa etária. Pretende-se com esse artigo dialogar sobre como as brincadeiras no contexto escolar podem contribuir tanto no processo de ensino aprendizagem como no desenvolvimento integral e social, desta forma espera-se colaborar com os estudos sobre a infância e o brincar no ambiente escolar.