"No Rastro do Ubirajara" é uma trilha de aprendizagem criativa e interdisciplinar que foi aplicada a alunos dos 6º e 7º anos, de uma escola básica privada de Imperatriz/MA, como atividade extracurricular que promoveu o envolvimento e engajamento dos alunos levando-os a construção do conhecimento de nível de pensamento superior sobre o conteúdo Patrimônio cultural brasileiro. Rompendo com o paradigma das temáticas curriculares fragmentadas, essa experiência em um Clube de Ciências, integrou as metodologias ativas: STEAM e Maker, a educação patrimonial e a repatriação de bens arqueológicos e paleontológicos para potencializar a aprendizagem ativa e colaborativa em um processo crítico, investigativo e reflexivo de letramento científico. Ao final da trilha, entre os resultados obtidos, os alunos ao estimar a importância do patrimônio cultural brasileiro e aprofundar o debate acerca do tráfico de fósseis e bens arqueológicos, desenvolveram a sua formação integral como cidadãos críticos, responsáveis e conscientes, e ao refletirmos sobre a experiência pedagógica, compreendemos o valor de compartilhá-la para também inspirar outros docentes.