A educação comparada é uma área de estudo dedicada à compreensão das dinâmicas dos sistemas educacionais e aspectos relacionados por meio da comparação, com o objetivo de analisar as semelhanças e diferenças entre diferentes fenômenos, fatos ou processos, levando em consideração o contexto social, político, econômico e cultural em que estão inseridos. Dessa forma entender a cultura e o conceito de interculturalidade é fundamental nos processos de comparação, em especial os relacionados à educação. Em vista disso, esta pesquisa tem o objetivo de analisar e comparar o Plano Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro e da Cidade de Miracema-RJ, em vista de evidenciar as divergências e as convergências nestes documentos com relação aos aspectos relacionados a interculturalidade. Para tal discussão e análises utilizamos referenciais da Educação Comparada, Intercultura e Saúde e adicionalmente examinamos a experiência de uma estudante universitária para elucidar os conceitos de interculturalidade no ensino. De acordo com os dados obtidos, é possível considerar que apesar das diferenças estruturais e geográficas a cidade de Miracema-RJ e a cidade do Rio de Janeiro possuem Planos Municipais de Educação semelhantes, adequando-se com as necessidades e prioridades de cada localidade. A abordagem intercultural demonstrou ser de importância vital no processo de formação e transformação social, desempenhando um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao integrar perspectivas e práticas interculturais na educação, promove-se uma compreensão mais profunda e respeitosa das diferentes culturas, valores e experiências. Essa integração contribui para a diminuição de preconceitos e discriminações, fomentando um ambiente de respeito mútuo e cooperação.