De acordo com a clássica definição de Huizinga, jogo consiste em uma ação livre e fictícia e situada fora da vida comum, desprovida de qualquer interesse material e qualquer utilidade, que se realiza de acordo com regras estabelecidas. A abordagem do ensino lúdico através da aplicação de jogos didáticos é um ferramenta valorosa nos processos formativos de educandos, principalmente aqueles mais jovens. Conceitos abstratos, como aqueles referentes aos da ciência química, podem se apoiar fortemente sobre a ludicidade de modo a tornar as aulas de química mais dinâmicas e interessantes. Durante o ensino fundamental é geralmente efetuado o primeiro contato dos alunos com a química, seja como disciplina independente ou como temática dentro da disciplina de ciências. No presente trabalho tem-se o relato de uma experiência com estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Tabuleiro do Norte, interior do Ceará. Neste, foi aplicado o jogo de cartas "Mistureba", que versa sobre o assunto "Misturas". A atividade foi realizada em forma de torneio e os estudantes já haviam estudado anteriormente o assunto com o professor, servindo, portanto, como atividade de revisão. Durante a aplicação da atividade os alunos revelaram bastante engajamento, participando efetivamente da ação. Segundo os próprios educandos o jogo tornou a aula mais divertida e tornou a aprendizagem mais prazerosa.