A formação de professores no Brasil estar sempre em transformação. Atualmente os dados do Censo Educacional destaca que os setores do conhecimento além de muito difíceis de formação profissionais para o ensino, entre eles a matemática. Com esse grau de dificuldade é criado alguns programas com meio de oportunidade e incentivo, entre eles o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde por meio deste programa os bolsistas têm a oportunidade de se aproximar da realidade da educação básica, fazendo com que se desenvolva a aprendizagem docente. Apesar das demandas dos profissionais da educação ser extremamente cheias, esta iniciação científica desenvolve análises comparativas entre duas atividades de inserção dos bolsistas nas escolas, sendo elas as atividades de estágio supervisionado, e atividade do Pibid, com o objetivo de compreender a relação entre o Pibid, estagio supervisionado e formação de professores. Acreditamos que, apesar do pouco tempo dos licenciados com os alunos e comunidade escolar temos um campo fértil onde o ensino e aprendizagem podem dar belos frutos. Com isto, vemos que a natureza e essência do programa trata-se de uma análise bastante promissora cujo o resultado é bem satisfatório pois propusemos um grande conhecimento e é claro um imenso aprendizado.