Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa empírica que buscou identificar as concepções formadas pelos estudantes em formação inicial do curso de licenciatura em matemática acerca dos conceitos de multiplicação no conjunto dos números inteiros (?) e multiplicação de frações no conjunto dos números racionais (?). Inspirado pelas teorias que investigam como um conceito é construído na mente dos indivíduos, o estudo adotou como base teórica os princípios da psicologia cognitiva. Dentro desse campo, a formação conceitual emerge como uma linha de pesquisa que estuda os conceitos matemáticos desde as primeiras experiências com números e operações até conceitos mais avançados. Também explora as possíveis dificuldades e obstáculos que o indivíduo enfrenta nesse processo, buscando identificar estratégias para superá-los. Para alcançar tal objetivo, aplicou-se um questionário investigativo abordando temas relacionados à compreensão dos conceitos de multiplicação, multiplicação de frações, dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem desses conceitos, bem como as dificuldades dos professores no ensino desses temas. Em seguida, foi promovida uma discussão coletiva sobre as respostas e concepções registradas no questionário. Os resultados da análise revelaram uma tendência entre os participantes de apresentarem uma concepção limitada dos conceitos abordados, demonstrando generalizações baseadas em regras e algoritmos estabelecidos previamente, sem uma compreensão efetiva dos fundamentos subjacentes a essas aplicações. Este estudo proporciona uma reflexão importante sobre a formação inicial de professores, considerando que a multiplicação de frações desempenha um papel fundamental no arcabouço conceitual dos educadores em formação. Além de ser um conceito central nas operações elementares, a multiplicação de frações serve como alicerce para o aprendizado de operações posteriores, como potenciação e radiciação, e para a compreensão de conceitos matemáticos essenciais, incluindo fatorial, probabilidade e proporcionalidade. Sua influência se estende para além do campo da aritmética, estabelecendo conexões valiosas com uma ampla gama de conceitos matemáticos.