Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO SEMEAH – SEMEANDO APRENDIZAGENS E AMPLIANDO HORIZONTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111930
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4356
    "inscrito_id" => 10424
    "titulo" => "PROJETO SEMEAH – SEMEANDO APRENDIZAGENS E AMPLIANDO HORIZONTES"
    "resumo" => "A alfabetização na idade certa é fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo das crianças. O contrário disso, implica em atrasos na aprendizagem que geram comprometimentos no processo educacional. O contexto pandêmico trouxe para professores e estudantes a necessidade de adaptação a uma nova rotina que envolve diferentes tempos e espaços de ensino e aprendizagem, de forma a transformar a tela de um aparelho eletrônico no meio mais adequado para as atividades letivas. Diante do exposto, é percebida a necessidade da criação do Projeto SEMEAH - Semeando aprendizagens e ampliando horizontes. O mesmo é uma ação de intervenção pedagógica, amparada pela Resolução do Conselho Municipal de Educação de Horizonte – CMEH de Nº 002/2020, ofertada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental e visa desenvolver ações voltadas para a superação das lacunas existentes no processo de aprendizagem escolar dos estudantes, favorecendo a potencialização de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, por meio de experiências de aprendizagens significativas, onde há a ampliação do tempo pedagógico por meio de atendimentos grupais realizados por profissionais que atuam no contraturno das aulas. Os estudantes são atendidos a partir de uma rotina estruturada previamente e orientada nos encontros de formação, onde a mesma versa a partir de atividades de alfabetização e letramento, letramento matemático, fluência leitora, jogos de alfabetização, atividades lúdicas e interativas com foco na gamificação (softwares como Luz do Saber, Graphogame, dentre outros), vivências práticas de construção do conhecimento e desenvolvimentos das habilidades, priorizando sempre a personificação do ensino, no intuito de dirimir as dificuldades e proporcionar aos estudantes possibilidades de crescimento intelectual para que possam continuar avançando na vida escolar, resgatando a autoestima e a motivação para aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10424_TB4356_15052024135558.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACINTA BATISTA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JACINTA"
    "autor_email" => "jacintabcarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111930
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4356
    "inscrito_id" => 10424
    "titulo" => "PROJETO SEMEAH – SEMEANDO APRENDIZAGENS E AMPLIANDO HORIZONTES"
    "resumo" => "A alfabetização na idade certa é fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo das crianças. O contrário disso, implica em atrasos na aprendizagem que geram comprometimentos no processo educacional. O contexto pandêmico trouxe para professores e estudantes a necessidade de adaptação a uma nova rotina que envolve diferentes tempos e espaços de ensino e aprendizagem, de forma a transformar a tela de um aparelho eletrônico no meio mais adequado para as atividades letivas. Diante do exposto, é percebida a necessidade da criação do Projeto SEMEAH - Semeando aprendizagens e ampliando horizontes. O mesmo é uma ação de intervenção pedagógica, amparada pela Resolução do Conselho Municipal de Educação de Horizonte – CMEH de Nº 002/2020, ofertada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental e visa desenvolver ações voltadas para a superação das lacunas existentes no processo de aprendizagem escolar dos estudantes, favorecendo a potencialização de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, por meio de experiências de aprendizagens significativas, onde há a ampliação do tempo pedagógico por meio de atendimentos grupais realizados por profissionais que atuam no contraturno das aulas. Os estudantes são atendidos a partir de uma rotina estruturada previamente e orientada nos encontros de formação, onde a mesma versa a partir de atividades de alfabetização e letramento, letramento matemático, fluência leitora, jogos de alfabetização, atividades lúdicas e interativas com foco na gamificação (softwares como Luz do Saber, Graphogame, dentre outros), vivências práticas de construção do conhecimento e desenvolvimentos das habilidades, priorizando sempre a personificação do ensino, no intuito de dirimir as dificuldades e proporcionar aos estudantes possibilidades de crescimento intelectual para que possam continuar avançando na vida escolar, resgatando a autoestima e a motivação para aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10424_TB4356_15052024135558.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACINTA BATISTA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JACINTA"
    "autor_email" => "jacintabcarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A alfabetização na idade certa é fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo das crianças. O contrário disso, implica em atrasos na aprendizagem que geram comprometimentos no processo educacional. O contexto pandêmico trouxe para professores e estudantes a necessidade de adaptação a uma nova rotina que envolve diferentes tempos e espaços de ensino e aprendizagem, de forma a transformar a tela de um aparelho eletrônico no meio mais adequado para as atividades letivas. Diante do exposto, é percebida a necessidade da criação do Projeto SEMEAH - Semeando aprendizagens e ampliando horizontes. O mesmo é uma ação de intervenção pedagógica, amparada pela Resolução do Conselho Municipal de Educação de Horizonte – CMEH de Nº 002/2020, ofertada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental e visa desenvolver ações voltadas para a superação das lacunas existentes no processo de aprendizagem escolar dos estudantes, favorecendo a potencialização de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, por meio de experiências de aprendizagens significativas, onde há a ampliação do tempo pedagógico por meio de atendimentos grupais realizados por profissionais que atuam no contraturno das aulas. Os estudantes são atendidos a partir de uma rotina estruturada previamente e orientada nos encontros de formação, onde a mesma versa a partir de atividades de alfabetização e letramento, letramento matemático, fluência leitora, jogos de alfabetização, atividades lúdicas e interativas com foco na gamificação (softwares como Luz do Saber, Graphogame, dentre outros), vivências práticas de construção do conhecimento e desenvolvimentos das habilidades, priorizando sempre a personificação do ensino, no intuito de dirimir as dificuldades e proporcionar aos estudantes possibilidades de crescimento intelectual para que possam continuar avançando na vida escolar, resgatando a autoestima e a motivação para aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.