Existem muitas maneiras de ensinar e aprender a Matemática. No decorrer dos anos, as sociedades mudaram e, com isso, o saber precisou mudar, assim como a forma de ensiná-lo. A Matemática e seu estudo ganharam novas formas, surgiram novos meios de pensar o saber matemático e como utilizá-lo no contexto escolar, levando em consideração as multifacetas dessa Ciência, que ainda é rejeitada por muitos. Ensinar e aprender Matemática não precisa ser enfadonho, pode acontecer brincando. Inúmeros são os recursos didáticos disponíveis, conhecidos e consolidados no âmbito educacional. Sua utilização de forma planejada, intencional e com objetivos bem definidos possibilitam uma efetivação do processo de ensino-aprendizagem. O tangram é um dos materiais presentes no contexto da sala de aula que se enquadra nessa perspectiva. Inclui-se também um método bem presente na Pré-Escola e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, que é a utilização da contação histórias. Em relação a esses dois meios didáticos, surgiu a seguinte indagação: quais as possibilidades de integrar didaticamente o uso do tangram à contação de histórias? Para responder a esse questionamento, traçamos como objetivo geral: investigar as possibilidades de ensino-aprendizagem, integrando o uso do tangram à contação de histórias. O trabalho configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e exploratória, com fundamentos teóricos em Benevuti e Santos (2016), Dante (2007), Lorenzato (2006, 2010), Moraes e Gonçalves (2020), Martins et al. (2015), dentre outros autores. Como resultados, concluiu-se, preliminarmente, que a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Língua Materna possibilita ao professor integrar dois recursos aparentemente distintos e desconexos, como o tangram e a contação de histórias, pois ambos estão bem presentes no contexto escolar e, articulados da maneira planejada, podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, desmistificando a complexidade da Matemática como um campo do saber difícil, isolado e pouco atrativo.