Este artigo tem o intuito de analisar como a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica está configurada no País atualmente, a partir do estudo da legislação em vigor. Lança mão de teóricos que estudam a temática da EPT, a fim de analisar as aproximações e os distanciamentos dos princípios e dos fundamentos da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na realidade das instituições que ofertam essa modalidade de ensino. Evidencia os limites e possibilidades para materializar a concepção de formação integral na educação profissional e no trabalho docente. Identifica a necessidade de a formação de professores estar composta por saberes didático-política-pedagógica e específicos, do diálogo constante entre essas dimensões, de promover a apropriação de concepções e princípios da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio, como condição para possibilitar uma prática educativa orientada por uma concepção de formação humana integral, tendo como categorias estruturantes o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura. Além disso, esse imperativo está atrelado ao fortalecimento de uma identidade profissional docente no âmbito da educação profissional que promova novas formas de construção de conhecimento, ciência e tecnologia e que esteja alinhada para um modelo de sociedade com justiça social e emancipação dos sujeitos.