HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109802 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1316 "inscrito_id" => 7518 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "O uso de ferramentas lúdicas é uma maneira interessante de despertar o interesse, motivação, engajamento e fixação do conteúdo apresentado. Trabalhar com as histórias em quadrinhos é uma excelente opção nas aulas de ciências na educação básica. O objetivo desse trabalho é mostrar a contribuição das histórias em quadrinhos como metodologia para a formação de professores, buscando melhorar o desempenho dos alunos da educação básica. Para isso é necessário capacitar os futuros professores para aderir ao uso desta ferramenta. A metodologia proposta envolveu a utilização de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica, demonstrando sua eficácia no engajamento dos alunos e no estímulo à leitura, escrita, criatividade e inclusão. A oficina de capacitação mostrou que os participantes reconheceram os benefícios das histórias em quadrinhos para utilizar em sala de aula. No entanto, ressalta-se a importância de uma integração cuidadosa e reflexiva dessas ferramentas na formação de professores, garantindo sua relevância e eficácia. Conclui-se que as histórias em quadrinhos constituem um recurso interessante para o desenvolvimento profissional dos futuros professores sendo uma ferramenta ideal para a sala de aula, desde que sejam utilizadas de maneira adequada, acompanhadas de apoio e orientação. É essencial fornecer apoio e orientação adequados para os futuros professores que estão explorando essa abordagem pela primeira vez, garantindo que eles se sintam confortáveis e confiantes ao incorporar as histórias em quadrinhos em sua prática pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7518_TB1316_27102024161322.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA BRITO DA SILVA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gab344165@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109802 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1316 "inscrito_id" => 7518 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "O uso de ferramentas lúdicas é uma maneira interessante de despertar o interesse, motivação, engajamento e fixação do conteúdo apresentado. Trabalhar com as histórias em quadrinhos é uma excelente opção nas aulas de ciências na educação básica. O objetivo desse trabalho é mostrar a contribuição das histórias em quadrinhos como metodologia para a formação de professores, buscando melhorar o desempenho dos alunos da educação básica. Para isso é necessário capacitar os futuros professores para aderir ao uso desta ferramenta. A metodologia proposta envolveu a utilização de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica, demonstrando sua eficácia no engajamento dos alunos e no estímulo à leitura, escrita, criatividade e inclusão. A oficina de capacitação mostrou que os participantes reconheceram os benefícios das histórias em quadrinhos para utilizar em sala de aula. No entanto, ressalta-se a importância de uma integração cuidadosa e reflexiva dessas ferramentas na formação de professores, garantindo sua relevância e eficácia. Conclui-se que as histórias em quadrinhos constituem um recurso interessante para o desenvolvimento profissional dos futuros professores sendo uma ferramenta ideal para a sala de aula, desde que sejam utilizadas de maneira adequada, acompanhadas de apoio e orientação. É essencial fornecer apoio e orientação adequados para os futuros professores que estão explorando essa abordagem pela primeira vez, garantindo que eles se sintam confortáveis e confiantes ao incorporar as histórias em quadrinhos em sua prática pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7518_TB1316_27102024161322.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA BRITO DA SILVA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gab344165@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }