Pontuo nesta comunicação, estratégias metodológicas relativas ao ensino das Artes Visuais através da estruturação e aplicação de projetos, que possam atuar na articulação da multidisciplinaridade entre professores da educação básica. Para tanto, exploro a Pedagogia de Projetos aliada à Pedagogia Cultural, como direcionamento e fundamentação. Esta metodologia promove o total envolvimento participativo dos estudantes e professores, desde a elaboração, com planejamento e engajamento que possibilitam a investigação científica com foco na inclusão e participação social. Desta forma, podemos projetar os resultados no desenvolvimento geral da educação dos estudantes. Pondero aqui, uma articulação de ações no âmbito do ambiente escolar, potencializando atribuições em sala de aula e externando-as, nas dependências e fora da escola, concentrando estudos e práticas, com recortes experimentais, compondo uma intermediação entre anseios e realidade, para tanto, considero importante compartilhar estas experiências apontando projetos já realizados, como propostas para outros profissionais desenvolverem ou adaptarem aos seus planejamentos, com um viés potencializador de ações no contexto da arte e da cultura no ambiente escolar. Identifico projetos realizados entre 2020 e 2024, abordando suas formas de criação e desenvolvimento: Projeto Reler; Projeto integrador da Cultura Popular; Projeto de Visitas virtuais a museus e a criação da dança tradicional Tambor de Crioula Quinta das Laranjeiras. É importante registrar que nas proposições de projetos, deve-se levar em consideração o desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes, alinhados com os anseios e necessidades da comunidade escolar. Para a proposição de projetos a tônica é estamos atualizados quanto à capacitação profissional, termos motivação pessoal, sermos criativos e compromissados com o objeto proposto e os temas escolhidos.