O presente trabalho ilustra a ação do profissional psicopedagogia através do método de intervenção chamado de Assessoramento Psicopedagógico, que consiste em orientar e intervir os professores e coordenadores dentro das demandas institucionais educacionais, afim de promover uma melhoria na aprendizagem e no ambiente escolar, buscando dessa forma investigar a eficácia das intervenções propostas dentro ação extensionista com o intuito de sondar, avaliar e intervir dentro das instituições de ensino para dessa forma auxiliar nas politicas de aplicação e ampliação da cobertura do ensino integral nas redes municipais do município de Caaporã, assim, auxiliando o município a integrar as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (2014 -2024). Uma das principais metas a se destacar do documento, é a ampliação da cobertura do ensino integral em todo território nacional dessa forma todos os municípios e estados tem um período pré -estabelecido para se adequarem a nova norma, dessa forma deixando gestores e professore s desamparados nas necessidades de adaptação do espaço estrutural, metodologias de ensino e formação integral do individuo. Partindo disto, o presente estudo adota uma abordagem participativa buscando relatar a experiência extensionista no projeto de extensão vinculado ao programa “UFPB no seu município” intitulado: “Assessoramento Psicopedagógico aos Professores do Ensino Fundamental da Escola Integral no Município de Caaporã". Visto que o presente projeto se encontra em andamento, os resultados esperados através das atividades extensionistas são: a melhoria no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem; aumento da cobertura integral dentro do município; proporcionar uma educação mais inclusiva visando a formação integral dos aprendestes. Dessa forma a través das atividades e a experiências busca-se proporcionar uma educação integral e inclusiva para os educandos visando uma formação para a cidadania além de ampliar os horizontes dos educadores em novas formas de aplicar os conceitos previstos na Base Nacional Comum Curricular.