Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA VISÃO SOB OS EFEITOS DO ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114853
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8532
    "inscrito_id" => 20547
    "titulo" => "UMA VISÃO SOB OS EFEITOS DO ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho ilustra a ação do profissional psicopedagogia através do método de intervenção chamado de Assessoramento Psicopedagógico, que consiste em orientar e intervir os professores e coordenadores dentro das demandas institucionais educacionais, afim de promover uma melhoria na aprendizagem e no ambiente escolar, buscando dessa forma investigar a eficácia das intervenções propostas dentro ação extensionista com o intuito de sondar, avaliar e intervir dentro das instituições de ensino para dessa forma auxiliar nas politicas de aplicação e ampliação da cobertura do ensino integral nas redes municipais do município de Caaporã, assim, auxiliando o município a integrar as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (2014 -2024). Uma das principais metas a se destacar do documento, é a ampliação da cobertura do ensino integral em todo território nacional dessa forma todos os municípios e estados tem um período pré -estabelecido para se adequarem a nova norma, dessa forma deixando gestores e professore s desamparados nas necessidades de adaptação do espaço estrutural, metodologias de ensino e formação integral do individuo. Partindo disto, o presente estudo adota uma abordagem participativa buscando relatar a experiência extensionista no projeto de extensão vinculado ao programa “UFPB no seu município” intitulado: “Assessoramento Psicopedagógico aos Professores do Ensino Fundamental da Escola Integral no Município de Caaporã". Visto que o presente projeto se encontra em andamento, os resultados esperados através das atividades extensionistas são: a melhoria no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem; aumento da cobertura integral dentro do município; proporcionar uma educação mais inclusiva visando a formação integral dos aprendestes. Dessa forma a través das atividades e a experiências busca-se proporcionar uma educação integral e inclusiva para os educandos visando uma formação para a cidadania além de ampliar os horizontes dos educadores em novas formas de aplicar os conceitos previstos na Base Nacional Comum Curricular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20547_TB8532_27102024191956.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINDY SHIRLLEY PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CINDY"
    "autor_email" => "oliveiracindy203@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114853
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8532
    "inscrito_id" => 20547
    "titulo" => "UMA VISÃO SOB OS EFEITOS DO ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho ilustra a ação do profissional psicopedagogia através do método de intervenção chamado de Assessoramento Psicopedagógico, que consiste em orientar e intervir os professores e coordenadores dentro das demandas institucionais educacionais, afim de promover uma melhoria na aprendizagem e no ambiente escolar, buscando dessa forma investigar a eficácia das intervenções propostas dentro ação extensionista com o intuito de sondar, avaliar e intervir dentro das instituições de ensino para dessa forma auxiliar nas politicas de aplicação e ampliação da cobertura do ensino integral nas redes municipais do município de Caaporã, assim, auxiliando o município a integrar as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (2014 -2024). Uma das principais metas a se destacar do documento, é a ampliação da cobertura do ensino integral em todo território nacional dessa forma todos os municípios e estados tem um período pré -estabelecido para se adequarem a nova norma, dessa forma deixando gestores e professore s desamparados nas necessidades de adaptação do espaço estrutural, metodologias de ensino e formação integral do individuo. Partindo disto, o presente estudo adota uma abordagem participativa buscando relatar a experiência extensionista no projeto de extensão vinculado ao programa “UFPB no seu município” intitulado: “Assessoramento Psicopedagógico aos Professores do Ensino Fundamental da Escola Integral no Município de Caaporã". Visto que o presente projeto se encontra em andamento, os resultados esperados através das atividades extensionistas são: a melhoria no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem; aumento da cobertura integral dentro do município; proporcionar uma educação mais inclusiva visando a formação integral dos aprendestes. Dessa forma a través das atividades e a experiências busca-se proporcionar uma educação integral e inclusiva para os educandos visando uma formação para a cidadania além de ampliar os horizontes dos educadores em novas formas de aplicar os conceitos previstos na Base Nacional Comum Curricular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20547_TB8532_27102024191956.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINDY SHIRLLEY PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CINDY"
    "autor_email" => "oliveiracindy203@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho ilustra a ação do profissional psicopedagogia através do método de intervenção chamado de Assessoramento Psicopedagógico, que consiste em orientar e intervir os professores e coordenadores dentro das demandas institucionais educacionais, afim de promover uma melhoria na aprendizagem e no ambiente escolar, buscando dessa forma investigar a eficácia das intervenções propostas dentro ação extensionista com o intuito de sondar, avaliar e intervir dentro das instituições de ensino para dessa forma auxiliar nas politicas de aplicação e ampliação da cobertura do ensino integral nas redes municipais do município de Caaporã, assim, auxiliando o município a integrar as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (2014 -2024). Uma das principais metas a se destacar do documento, é a ampliação da cobertura do ensino integral em todo território nacional dessa forma todos os municípios e estados tem um período pré -estabelecido para se adequarem a nova norma, dessa forma deixando gestores e professore s desamparados nas necessidades de adaptação do espaço estrutural, metodologias de ensino e formação integral do individuo. Partindo disto, o presente estudo adota uma abordagem participativa buscando relatar a experiência extensionista no projeto de extensão vinculado ao programa “UFPB no seu município” intitulado: “Assessoramento Psicopedagógico aos Professores do Ensino Fundamental da Escola Integral no Município de Caaporã". Visto que o presente projeto se encontra em andamento, os resultados esperados através das atividades extensionistas são: a melhoria no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem; aumento da cobertura integral dentro do município; proporcionar uma educação mais inclusiva visando a formação integral dos aprendestes. Dessa forma a través das atividades e a experiências busca-se proporcionar uma educação integral e inclusiva para os educandos visando uma formação para a cidadania além de ampliar os horizontes dos educadores em novas formas de aplicar os conceitos previstos na Base Nacional Comum Curricular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.