Conforme as políticas públicas vigentes de acessibilidade para os usuários de Língua Brasileira de Sinais – Libras, o/a Estudante Surdo/a necessita de formas mais práticas e rápidas para o acesso aos conteúdos curriculares escolares, principalmente no que tange ao Ensino de Ciências, por apresentar conceitos e termos de difícil entendimento. Neste trabalho, apresentamos o processo de construção da Unidade Didática Bilíngue “O Universo” e a aplicação dela para uma estudante Surda. Usamos metodologia qualitativa, com delineamento de pesquisa-ação. Para a criação da Unidade Didática Bilíngue “O Universo”, foi necessária a execução de uma sequência didática sobre o tema Universo para estudantes Surdos/as. Em seguida, as professoras Intérprete e de Ciências escolheram os temas relevantes para a escritura da Unidade Didática em Língua Portuguesa escrita para, em seguida, construírem os videotextos e criarem os QR Codes para cada conceito escolhido. Os resultados demonstraram que é possível a criação de recursos de ensino bilíngues no contexto do Ensino de Ciências. Para isso, foi essencial a atuação codocente entre as Professoras Intérprete e de Ciências. Essa atuação colaborativa foi determinante para a identificação dos conceitos, considerando a Base Nacional Comum Curricular, dos interesses de estudantes Surdos/as sobre o tema, atividades e curiosidades. A adequação curricular para estudantes Surdos/as precisa contemplar recursos de ensino bilíngues que os/as garanta autonomia para acessar os conteúdos escolares tanto no ambiente da escola, quanto fora dele.