Este texto apresenta resultados de pesquisa qualitativa desenvolvida com financiamento da FAPEMIG e que tem como objetivo analisar o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) para o município de Juiz de Fora. O estudo a partir do Ciclo de Influências de Ball e Bowe (apud MAINARDES, 2006), entende que uma política é construída na interrelação de três contextos: influência, produção de texto e de prática, o que não acontece de forma linear. Devido aos limites da pesquisa, focamos os contextos de influência e produção de texto, identificando as forças e disputas que influenciaram as discussões e a redação do documento. Além da leitura e análise de atas produzidas pelo Fórum responsável pela discussão do Plano, das atas das audiências da Câmara Municipal, foram realizadas entrevistas com 7 participantes de diferentes etapas do processo de construção do Plano. Além disso, foi feita a leitura do texto aprovado, assim como das emendas apresentadas por vereadores. Também, mereceu nossa atenção os documentos orientadores produzidos pelo MEC e notícias de jornais acerca do processo de discussão do Plano no município. A pesquisa que está na fase de construção do relatório final, contou com a fundamentação teórica, além de Ball com o ciclo de políticas, autores como Azevedo (1997), Dourado (2017), Pateman (1992). Os dados obtidos ajudaram a mapear as principais forças presentes durante todo o processo de discussão do referido Plano, podendo-se destacar aqueles que compreenderam o Plano como uma possibilidade de assegurar direitos trabalhistas, os que o entendiam como simples obrigação formal, os que se empenharam para que a aprovação do documento não implicasse em maiores gastos ou obrigações para o Executivo Municipal, aqueles que buscaram implementar através do documento, uma agenda com pautas conservadoras, inspirados em movimentos como o Escola Sem Partido.