ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DA APRENDIZAGEM - APA - NO ESTADO DE MATO GROSSO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109269 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 1299 "titulo" => "ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DA APRENDIZAGEM - APA - NO ESTADO DE MATO GROSSO" "resumo" => "Este estudo apresenta relato de experiência, da coordenação pedagógica, sobre o Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem - APA - no Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar, no início do primeiro bimestre de 2024, o desenvolvimento do estudante em relação ao ensino/aprendizagem – leitura/escrita e raciocínio lógico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a base foi avaliação diagnóstica aplicada pelos professores que trabalharam com tais disciplinas. O referencial teórico-metodológico, Damiani, traz conceitos sobre a importância do trabalho colaborativo em educação com revelações sobre esses benefícios. A pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos, por questionários semiestruturados com 4 (quatro) perguntas abertas e 6 (seis) fechadas com respostas de 02 (dois) professores de Língua Portuguesa do 7º, 8º e 9ª anos, ou seja, anos finais de uma escola pública situada na mesorregião a sudoeste do estado de mato grosso, e um professor de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A questão foi: quais as formas de trabalhar pedagogicamente após o diagnóstico do APA? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à essa política pública de governo – APA. Identificou-se três abordagens nos métodos de avaliação: i) método tradicional – acompanhamento na sala e busca de nivelamento para estudantes; ii) acompanhamento do estudante, nível I, com professor pedagogo fora da sala de aula, mas no mesmo período de estudo; iii) acompanhamento do professor oficial da sala com alunos: nível II/ III e IV. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) alunos do nível I foram alocados juntos para o processo de alfabetização; b) alunos do nível II e III foram alocados juntos com nível IV; c) alunos do nível IV eram auxiliares/ajudantes para recuperação do nível II e III. O APA está em fase de implantação em 22 escolas do Estado de Mato Grosso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1299_TB572_18062024141553.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO NILCEIA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "NILCÉIA SALDANH" "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109269 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 1299 "titulo" => "ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DA APRENDIZAGEM - APA - NO ESTADO DE MATO GROSSO" "resumo" => "Este estudo apresenta relato de experiência, da coordenação pedagógica, sobre o Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem - APA - no Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar, no início do primeiro bimestre de 2024, o desenvolvimento do estudante em relação ao ensino/aprendizagem – leitura/escrita e raciocínio lógico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a base foi avaliação diagnóstica aplicada pelos professores que trabalharam com tais disciplinas. O referencial teórico-metodológico, Damiani, traz conceitos sobre a importância do trabalho colaborativo em educação com revelações sobre esses benefícios. A pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos, por questionários semiestruturados com 4 (quatro) perguntas abertas e 6 (seis) fechadas com respostas de 02 (dois) professores de Língua Portuguesa do 7º, 8º e 9ª anos, ou seja, anos finais de uma escola pública situada na mesorregião a sudoeste do estado de mato grosso, e um professor de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A questão foi: quais as formas de trabalhar pedagogicamente após o diagnóstico do APA? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à essa política pública de governo – APA. Identificou-se três abordagens nos métodos de avaliação: i) método tradicional – acompanhamento na sala e busca de nivelamento para estudantes; ii) acompanhamento do estudante, nível I, com professor pedagogo fora da sala de aula, mas no mesmo período de estudo; iii) acompanhamento do professor oficial da sala com alunos: nível II/ III e IV. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) alunos do nível I foram alocados juntos para o processo de alfabetização; b) alunos do nível II e III foram alocados juntos com nível IV; c) alunos do nível IV eram auxiliares/ajudantes para recuperação do nível II e III. O APA está em fase de implantação em 22 escolas do Estado de Mato Grosso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1299_TB572_18062024141553.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO NILCEIA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "NILCÉIA SALDANH" "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }