Este estudo apresenta relato de experiência, da coordenação pedagógica, sobre o Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem - APA - no Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar, no início do primeiro bimestre de 2024, o desenvolvimento do estudante em relação ao ensino/aprendizagem – leitura/escrita e raciocínio lógico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a base foi avaliação diagnóstica aplicada pelos professores que trabalharam com tais disciplinas. O referencial teórico-metodológico, Damiani, traz conceitos sobre a importância do trabalho colaborativo em educação com revelações sobre esses benefícios. A pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos, por questionários semiestruturados com 4 (quatro) perguntas abertas e 6 (seis) fechadas com respostas de 02 (dois) professores de Língua Portuguesa do 7º, 8º e 9ª anos, ou seja, anos finais de uma escola pública situada na mesorregião a sudoeste do estado de mato grosso, e um professor de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A questão foi: quais as formas de trabalhar pedagogicamente após o diagnóstico do APA? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à essa política pública de governo – APA. Identificou-se três abordagens nos métodos de avaliação: i) método tradicional – acompanhamento na sala e busca de nivelamento para estudantes; ii) acompanhamento do estudante, nível I, com professor pedagogo fora da sala de aula, mas no mesmo período de estudo; iii) acompanhamento do professor oficial da sala com alunos: nível II/ III e IV. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) alunos do nível I foram alocados juntos para o processo de alfabetização; b) alunos do nível II e III foram alocados juntos com nível IV; c) alunos do nível IV eram auxiliares/ajudantes para recuperação do nível II e III. O APA está em fase de implantação em 22 escolas do Estado de Mato Grosso.