Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DA APRENDIZAGEM - APA - NO ESTADO DE MATO GROSSO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109269
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 1299
    "titulo" => "ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DA APRENDIZAGEM - APA - NO ESTADO DE MATO GROSSO"
    "resumo" => "Este estudo apresenta relato de experiência, da coordenação pedagógica, sobre o Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem - APA - no Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar, no início do primeiro bimestre de 2024, o desenvolvimento do estudante em relação ao ensino/aprendizagem – leitura/escrita e raciocínio lógico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a base foi avaliação diagnóstica aplicada pelos professores que trabalharam com tais disciplinas. O referencial teórico-metodológico, Damiani, traz conceitos sobre a importância do trabalho colaborativo em educação com revelações sobre esses benefícios. A pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos, por questionários semiestruturados com 4 (quatro) perguntas abertas e 6 (seis) fechadas com respostas de 02 (dois) professores de Língua Portuguesa do 7º, 8º e 9ª anos, ou seja, anos finais de uma escola pública situada na mesorregião a sudoeste do estado de mato grosso, e um professor de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A questão foi: quais as formas de trabalhar pedagogicamente após o diagnóstico do APA? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à essa política pública de governo – APA. Identificou-se três abordagens nos métodos de avaliação: i) método tradicional – acompanhamento na sala e busca de nivelamento para estudantes; ii) acompanhamento do estudante, nível I, com professor pedagogo fora da sala de aula, mas no mesmo período de estudo; iii) acompanhamento do professor oficial da sala com alunos: nível II/ III e IV. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) alunos do nível I foram alocados juntos para o processo de alfabetização; b) alunos do nível II e III foram alocados juntos com nível IV; c) alunos do nível IV eram auxiliares/ajudantes para recuperação do nível II e III. O APA está em fase de implantação em 22 escolas do Estado de Mato Grosso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1299_TB572_18062024141553.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO NILCEIA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "NILCÉIA SALDANH"
    "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109269
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 1299
    "titulo" => "ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DA APRENDIZAGEM - APA - NO ESTADO DE MATO GROSSO"
    "resumo" => "Este estudo apresenta relato de experiência, da coordenação pedagógica, sobre o Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem - APA - no Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar, no início do primeiro bimestre de 2024, o desenvolvimento do estudante em relação ao ensino/aprendizagem – leitura/escrita e raciocínio lógico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a base foi avaliação diagnóstica aplicada pelos professores que trabalharam com tais disciplinas. O referencial teórico-metodológico, Damiani, traz conceitos sobre a importância do trabalho colaborativo em educação com revelações sobre esses benefícios. A pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos, por questionários semiestruturados com 4 (quatro) perguntas abertas e 6 (seis) fechadas com respostas de 02 (dois) professores de Língua Portuguesa do 7º, 8º e 9ª anos, ou seja, anos finais de uma escola pública situada na mesorregião a sudoeste do estado de mato grosso, e um professor de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A questão foi: quais as formas de trabalhar pedagogicamente após o diagnóstico do APA? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à essa política pública de governo – APA. Identificou-se três abordagens nos métodos de avaliação: i) método tradicional – acompanhamento na sala e busca de nivelamento para estudantes; ii) acompanhamento do estudante, nível I, com professor pedagogo fora da sala de aula, mas no mesmo período de estudo; iii) acompanhamento do professor oficial da sala com alunos: nível II/ III e IV. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) alunos do nível I foram alocados juntos para o processo de alfabetização; b) alunos do nível II e III foram alocados juntos com nível IV; c) alunos do nível IV eram auxiliares/ajudantes para recuperação do nível II e III. O APA está em fase de implantação em 22 escolas do Estado de Mato Grosso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1299_TB572_18062024141553.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO NILCEIA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "NILCÉIA SALDANH"
    "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo apresenta relato de experiência, da coordenação pedagógica, sobre o Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem - APA - no Estado de Mato Grosso. O objetivo foi identificar, no início do primeiro bimestre de 2024, o desenvolvimento do estudante em relação ao ensino/aprendizagem – leitura/escrita e raciocínio lógico, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a base foi avaliação diagnóstica aplicada pelos professores que trabalharam com tais disciplinas. O referencial teórico-metodológico, Damiani, traz conceitos sobre a importância do trabalho colaborativo em educação com revelações sobre esses benefícios. A pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos, por questionários semiestruturados com 4 (quatro) perguntas abertas e 6 (seis) fechadas com respostas de 02 (dois) professores de Língua Portuguesa do 7º, 8º e 9ª anos, ou seja, anos finais de uma escola pública situada na mesorregião a sudoeste do estado de mato grosso, e um professor de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A questão foi: quais as formas de trabalhar pedagogicamente após o diagnóstico do APA? Pretendeu-se verificar as implicações dos processos de ensino ao que se refere à essa política pública de governo – APA. Identificou-se três abordagens nos métodos de avaliação: i) método tradicional – acompanhamento na sala e busca de nivelamento para estudantes; ii) acompanhamento do estudante, nível I, com professor pedagogo fora da sala de aula, mas no mesmo período de estudo; iii) acompanhamento do professor oficial da sala com alunos: nível II/ III e IV. O trabalho identificou os seguintes resultados: a) alunos do nível I foram alocados juntos para o processo de alfabetização; b) alunos do nível II e III foram alocados juntos com nível IV; c) alunos do nível IV eram auxiliares/ajudantes para recuperação do nível II e III. O APA está em fase de implantação em 22 escolas do Estado de Mato Grosso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.