O presente trabalho retrata os possíveis esclarecimentos acerca das dificuldades na escrita segmentada em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Apresenta também embasamento teórico de autores conceituados na área de ensino-aprendizagem propiciando a discussão crítica sobre a prática pedagógica, com base no desenvolvimento cognitivo e atividades que auxiliam o docente em sala de aula. Tais procedimentos metodológicos deram-se mediante a pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva. E os instrumentos de coleta de dados visam mostrar algumas possíveis soluções para tal grafia e a compreensão da maneira que ocorre a dificuldade em suas habilidades de leitura e escrita. Assim, a proposta das estratégias que podem auxiliar o alunado na ampliação do seu processo cognitivo fará com que ele desenvolva aptidões essenciais para a comunicação eficaz em seu registro. No que tange o processo de entendimento da criança haverá uma distinção do ato de falar, juntamente com o do ato de grafar. E partindo deste pressuposto os estudos que envolve a Neuroeducação surge de uma necessidade de informação sobre como afeta o aprendizado. Assim, as atividades propostas envolvem vários processos, tais como: visuais, fonológicos, semânticos e linguísticos, ativando diversas partes do cérebro do alunado. Logo, finaliza destacando o resultado que evidencia uma análise desta problemática da ortografia priorizando o desenvolvimento do estudante, a partir de atividades que respeitem os estágios da aprendizagem escrita.