Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CAPACITISMO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS MULHERES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo apresenta informações coletadas em um estudo de cunho qualitativo caracterizado como uma revisão integrativa da literatura que objetivou analisar as produções científicas, do período de 2016 a 2020, que tenham como foco as mulheres com deficiência nas Instituições públicas brasileiras de Ensino Superior. Como base de dados elegemos o Portal da Capes, a Revista de Educação Especial/UFSM e a Plataforma Google Acadêmico e, definimos, após aplicação dos critérios de inclusão, o total de 10 produções que foram analisadas. O aporte teórico desta pesquisa pautou-se nos Estudos Emancipatórios da Deficiência que se propõe, desde a sua essência, a combater o capacitismo. Partimos da premissa de investigar COM as mulheres com deficiência, não SOBRE elas, assim, contamos com um grupo de apoio composto por 5 mulheres com deficiência que acompanharam toda a pesquisa, desde a elaboração dos objetivos, a validação da metodologia e a análise dos resultados. Os resultados obtidos revelaram: I) baixa produção científica e de artigos sobre o grupo foco deste estudo; II) predominância do “capacitismo” na produção científica, ainda que não valorizado na maioria dos artigos analisados; e III) presença da interseccionalidade como epistemologia de base em algumas produções. Entendemos que estes achados reafirmam a necessidade de transformar o contexto das pesquisas que tenham como foco as mulheres com deficiência nas Instituições de Ensino Superior associando à relevância de metodologias que valorizam, instigam e respeitam este grupo que tem sido, continuamente, relegado à objeto de pesquisa, seja pela presença da lesão, seja pelo gênero de seus corpos.

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