UM OLHAR AO ACESSO E INCLUSÃO NO IFSP: ANÁLISE DO PERFIL DOS CANDIDATOS PARA RESERVA DE VAGAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111946 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4377 "inscrito_id" => 14087 "titulo" => "UM OLHAR AO ACESSO E INCLUSÃO NO IFSP: ANÁLISE DO PERFIL DOS CANDIDATOS PARA RESERVA DE VAGAS" "resumo" => "À luz da aplicação da Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei das Cotas, que reserva no mínimo 50% das vagas ofertadas nas universidades federais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia a candidatos oriundos de escola pública, este artigo analisa o perfil e as características dos candidatos com inscrição para reservas de vagas, nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo. O referencial teórico baseou-se em conceitos e concepções quanto ao acesso e à inclusão no âmbito educacional. Também se baseia em documentos legais e em procedimentos adotados pelo Instituto Federal de São Paulo, nos processos seletivos para ingresso nos cursos técnico integrados ao ensino médio, à luz da aplicação da Lei das Cotas. No que se refere à metodologia, a análise é de abordagem quantitativa e de alcance descritivo, utilizando análise documental e amostra por conveniência. Os principais resultados encontrados demostram que as mulheres são maioria entre os candidatos inscritos e na efetivação da matrícula, apesar do maior número de inscritos terem sido na cota L1 (escola pública + renda igual ou inferior a 1,5 salários), os candidatos obtiveram uma maior inclusão na cota escola pública (L3), o que caracteriza uma dificuldade na obtenção de documentação comprobatória para inclusão em outras cotas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14087_TB4377_17102024212312.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA ALEXANDRE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Claudia Santos" "autor_email" => "claudia.santos@cpspos.sp.gov.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111946 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4377 "inscrito_id" => 14087 "titulo" => "UM OLHAR AO ACESSO E INCLUSÃO NO IFSP: ANÁLISE DO PERFIL DOS CANDIDATOS PARA RESERVA DE VAGAS" "resumo" => "À luz da aplicação da Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei das Cotas, que reserva no mínimo 50% das vagas ofertadas nas universidades federais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia a candidatos oriundos de escola pública, este artigo analisa o perfil e as características dos candidatos com inscrição para reservas de vagas, nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo. O referencial teórico baseou-se em conceitos e concepções quanto ao acesso e à inclusão no âmbito educacional. Também se baseia em documentos legais e em procedimentos adotados pelo Instituto Federal de São Paulo, nos processos seletivos para ingresso nos cursos técnico integrados ao ensino médio, à luz da aplicação da Lei das Cotas. No que se refere à metodologia, a análise é de abordagem quantitativa e de alcance descritivo, utilizando análise documental e amostra por conveniência. Os principais resultados encontrados demostram que as mulheres são maioria entre os candidatos inscritos e na efetivação da matrícula, apesar do maior número de inscritos terem sido na cota L1 (escola pública + renda igual ou inferior a 1,5 salários), os candidatos obtiveram uma maior inclusão na cota escola pública (L3), o que caracteriza uma dificuldade na obtenção de documentação comprobatória para inclusão em outras cotas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14087_TB4377_17102024212312.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA ALEXANDRE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Claudia Santos" "autor_email" => "claudia.santos@cpspos.sp.gov.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }