O estudo versa sobre os elementos fundamentais do plano de ensino. O objetivo é compreender a construção do plano de ensino como ferramenta que auxilia o professor para a realização de práticas pedagógicas contextualizadas enfatizando os principais elementos que fazem parte de sua estrutura. Como objetivos específicos identificar as características de um plano de ensino bem elaborado; descrever os principais componentes do plano de ensino; apontar estratégias que favoreçam a construção de planos de ensino adequados ao contexto institucional e a realidade dos estudantes. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica. Os dados analisados permitiram identificar que existe uma sequência lógica na estruturação dos planos de ensino, ainda que ocorram variações no formato. Os professores precisam considerar diversos elementos para a construção do plano como, por exemplo, o projeto pedagógico da instituição, as condições maturacionais dos alunos, adequação das atividades de forma que contribuam para o alcance dos objetivos propostos, bem como prever formatos de avaliação adequados aos conteúdos e objetivos compatíveis com o nível de ensino para o qual o plano está sendo elaborado. O plano de curso ou de ensino é um documento essencial do planejamento do professor, pois ele dará o direcionamento do trabalho pedagógico num enfoque mais amplo. As reflexões sobre o processo de planejamento educacional devem ser aprofundadas na formação inicial do pedagogo e dos licenciados em geral de forma a contribuir para uma prática pedagógica voltada a formação de cidadãos empoderados.