Este trabalho parte do princípio que a práxis pedagógica deve contemplar as necessidades de todas as crianças como forma de assegurar seus direitos à cidadania e à educação, com destaque especial para a infância hospitalizada. Diante disso, o estudo tem por objetivo analisar a contribuição da pedagogia hospitalar no processo educativo de crianças hospitalizadas. O caminho metodológico apoia-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa e possui caráter exploratório fundamentado na revisão bibliográfica sobre a atuação da pedagoga no contexto hospitalar e dos benefícios de classes hospitalares para crianças hospitalizadas, a partir de artigos científicos e de documentos normativos, pesquisados em portais de busca como o Google Acadêmico e Scietific Electronic Library Online (SciELO). Refletiu-se, com base no suporte teórico, sobre as diversas nuances que perpassam a pedagogia hospitalar e suas contribuições para o processo educativo de crianças enfermas, bem como seu desenvolvimento integral, ao considerar as suas possibilidades e limitações. Como resultado da pesquisa, destaca-se a relevância da continuidade do processo educativo formal de crianças que estão inaptas de frequentar o ambiente escolar. Além disso, enfatizam a inovação das práticas didático-pedagógicas e estratégias de ensino, realçando a importância do trabalho colaborativo multi e interdisciplinar para a efetivação do cuidado e do processo educativo dessas crianças.