Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO EVENTO JULHO DAS PRETAS PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a participação do projeto Afrocientistas na organização do evento Julho das Pretas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e explicativo apresentando a importância dessa participação para o incentivo de meninas e mulheres negras na produção do conhecimento científico-tecnológico na Educação Profissional Tecnológica. O “Julho Das Pretas IFRN Campus Mossoró – edição 2024” foi uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil, direcionada para o fortalecimento da ação política, coletiva e autônoma das mulheres negras nas mais variadas esferas sociais. Tal construção, foi criada em 2013 pelo “Odara-Instituto da Mulher Negra” como celebração do dia 25 de Julho, Dia internacional da Mulher Negra Afro latino-americana e Caribenha, junto ao dia de Tereza de Benguela. A participação da versão de 2024 do Julho das Pretas contou com a organização do projeto Afrocientistas ocorrendo com atividades de 24 a 31 de Julho promovido pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró (NEABI – IFRN/MO). O projeto Afrocientistas no Campus Mossoró iniciou em julho e com bolsas fomentadas pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) iniciando com a organização do evento. Tal evento promove a participação coletiva dos estudantes através de múltiplas atividades realizadas em espaços de socialização, com objetivo de fortalecer a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), vinculadas a lei nº 10.639/2003 com atividades, tais como roda de capoeira, debate cinematográfico, feira de produtos agroecológicos de mulheres produtoras pretas, apresentações culturais, giras de conversas e oficinas de tranças. Observou-se que tal participação visava ainda promover a equidade étnico-racial e conscientização da comunidade estudantil do campus, em foco no papel da mulher negras nas áreas de desenvolvimento social, científico e político.

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