FORMAPROF: UMA PLATAFORMA DE ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112082 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4569 "inscrito_id" => 13407 "titulo" => "FORMAPROF: UMA PLATAFORMA DE ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Uma das atribuições e desafios do coordenador pedagógico é acompanhar as práticas dos professores de sua escola, no entanto, para que o trabalho seja efetivo, ele precisa ter uma rotina bem estruturada, objetivos bem delineados e ações decorrentes definidas para que as informações levantadas sirvam como um real apoio e qualificação daquelas práticas dentro da unidade ou da instituição. Diante dessa demanda, este artigo objetiva apresentar o processo de acompanhamento da prática docente realizada pelos coordenadores pedagógicos da rede SESI-SP, que é organizado em uma plataforma que objetiva a) nortear e sistematizar o acompanhamento da prática docente para fundamentar a elaboração e a manutenção do projeto formativo da unidade escolar e tomadas de decisão por meio de dados concretos e evidências do processo de acompanhamento da prática docente; b) padronizar os critérios de análise e acompanhamento docente, inclusive oportunizando aos professores um instrumento comum e institucional para reflexão e autoavaliação da prática; c) subsidiar as Supervisões Técnicas da Gerência de Educação Básica, por meio da compilação dos dados das unidades, para análises e tomadas de decisão com relação à elaboração de ações formativas institucionais; d) valorizar a formação docente, por meio de programas contextualizados e que considerem as realidades, as necessidades e a consolidação da relação coordenador/formador e professores. Como referencial teórico-metodológico optou-se pelas contribuições de Placco e Souza (2011), no que tange às discussões sobre as dimensões do trabalho do coordenador pedagógico e o presente trabalho poderá servir de contribuição às escolas e demais redes de ensino para uma formação continuada de professores baseada em evidências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13407_TB4569_21052024114826.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA PREZIA E SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA PREZIA" "autor_email" => "juprezia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112082 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4569 "inscrito_id" => 13407 "titulo" => "FORMAPROF: UMA PLATAFORMA DE ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Uma das atribuições e desafios do coordenador pedagógico é acompanhar as práticas dos professores de sua escola, no entanto, para que o trabalho seja efetivo, ele precisa ter uma rotina bem estruturada, objetivos bem delineados e ações decorrentes definidas para que as informações levantadas sirvam como um real apoio e qualificação daquelas práticas dentro da unidade ou da instituição. Diante dessa demanda, este artigo objetiva apresentar o processo de acompanhamento da prática docente realizada pelos coordenadores pedagógicos da rede SESI-SP, que é organizado em uma plataforma que objetiva a) nortear e sistematizar o acompanhamento da prática docente para fundamentar a elaboração e a manutenção do projeto formativo da unidade escolar e tomadas de decisão por meio de dados concretos e evidências do processo de acompanhamento da prática docente; b) padronizar os critérios de análise e acompanhamento docente, inclusive oportunizando aos professores um instrumento comum e institucional para reflexão e autoavaliação da prática; c) subsidiar as Supervisões Técnicas da Gerência de Educação Básica, por meio da compilação dos dados das unidades, para análises e tomadas de decisão com relação à elaboração de ações formativas institucionais; d) valorizar a formação docente, por meio de programas contextualizados e que considerem as realidades, as necessidades e a consolidação da relação coordenador/formador e professores. Como referencial teórico-metodológico optou-se pelas contribuições de Placco e Souza (2011), no que tange às discussões sobre as dimensões do trabalho do coordenador pedagógico e o presente trabalho poderá servir de contribuição às escolas e demais redes de ensino para uma formação continuada de professores baseada em evidências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13407_TB4569_21052024114826.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA PREZIA E SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA PREZIA" "autor_email" => "juprezia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }