O presente trabalho analisa as práticas desenvolvidas pelos(as) licenciandos(as) em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho/MG, polos Muzambinho/MG, Machado/MG e Bragança Paulista/SP, durante a disciplina Projetos Integradores I (PI-I) ofertada regularmente para estudantes do 2º Período de Pedagogia da referida instituição. A ênfase da disciplina PI-I está na Educação Infantil – Creche, seguindo os preceitos da legislação vigente para essa faixa etária de escolarização. Os projetos desenvolvidos abarcam atividades teóricas e práticas que compreendem as práticas como componente curricular (PCC) e a curricularização de extensão (CE), desenvolvidas no 2º Semestre de 2023, em diferentes escolas da região. Durante a disciplina, os(as) futuros(as) pedagogos(as) foram convidados a estudar e desenvolver cinco etapas essenciais para o desenvolvimento do PI: (i) Identificar; (ii) Planejar; (iii) Executar; (iv) Avaliar e (v) Socializar. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um panorama dos projetos desenvolvidos e as categorias que emergiram desta análise que indicam novas possibilidades investigativas. Utilizando os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin, foi possível categorizar os 57 projetos desenvolvidos ao longo do semestre. As categorias emergentes oriundas do corpus de análise foram: (a) Desenvolvimento Infantil (11); (b) Alimentação Saudável (9); (c) Brincadeiras e Atividades Lúdicas (9); (d) Educação e Arte (9); (e) Sustentabilidade e Meio Ambiente (7); (f) Higiene e saúde (6); (g) Educação Emocional e Socialização (6). A variedade de trabalhos apresentados nos mostra que além das ações de PCC e CE, a disciplina contribui para uma formação para a transdisciplinaridade, favorecendo a relação efetiva entre teoria e prática para a resolução de situações-problema que emergem dos contextos profissionais, possibilitando uma formação mais humana, completa e atenta às necessidades formativas do campo de atuação dos pedagogos inseridos na formação inicial investigada.