O presente relato foi experienciado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, objetivando proporcionar o acolhimento de estudantes ingressantes, bem como potencializar o sentido de pertencimento dos estudantes veteranos do campus. As vivências envolveram 560 estudantes, entre ingressantes e veteranos, e foram organizadas em dois turnos matutinos sequenciais, abarcando todos os setores do campus diretamente atrelados à rotina dos estudantes, durante o ano letivo. O desenvolvimento das atividades foi a partir da organização de salas temáticas, onde se faziam presente estudantes monitores e professores, responsáveis por apresentarem as disciplinas da grade do curso ao qual os estudantes estavam vinculados. Para isso, lançou-se mão de várias linguagens, como cartazes, jogos e dramatizações. Além disso, os ingressantes foram conduzidos para uma visita a todos os setores do campus, onde um servidor lotado no setor explanava sobre a atuação do referido setor. Verificou-se que esse modelo de acolhimento, além de ressignificar os cursos, propiciando maior engajamento dos estudantes veteranos, também potencializou o sentido de pertencimento, tanto dos estudantes veteranos, como dos ingressantes. As principais dificuldades foram: pouco tempo disponibilizado para as atividades, poucos servidores envolvidos e pouco tempo para o planejamento. O aporte teórico centrou-se em Dore; Lüscher (2011), Frigotto (2007), Saviani (2021) e Vygotsky (2007).