A pesquisa mostra a importância da Neuropsicomotricidade para o desenvolvimento dos alunos com ênfase na Educação Especial, reforçando que, com o movimento do corpo de maneira lúdica e prazerosa, há retorno significativo no desenvolvimento da aprendizagem, do processo da linguagem, autonomia, identidade, dentre outros, de modo que cérebro, corpo e movimentos estão diretamente ligados à aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas com alunos neurotípicos e neurodiversos (atípicos), do município de Rio Claro-RJ e no Ensino Fundamental I e II de Angra dos Reis-RJ. Concluímos que ao aprender brincando, a criança faz uma relação espontânea do movimento do corpo com o que está sendo ensinado, de maneira lúdica e prazerosa resultando no desenvolvimento da aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, autonomia, identidade, dentre outros. O cérebro e o corpo em movimento estão diretamente interligados. O movimento do corpo natural e involuntário, estimulam as percepções sensoriais, atenção, memória, ação e reação do aprendente contribuindo para sua relação ensino-aprendizagem, principalmente na educação dos alunos com deficiências.