O aprendizado de um novo idioma na escola pública vai além de uma disciplina curricular, pois dá aos alunos a oportunidade de desenvolver novas competências. Além disso, oferece a oportunidade de melhorar a qualidade de vida, progredir no mercado de trabalho e, finalmente, obter independência financeira. Aprender um idioma estrangeiro pode abrir novas perspectivas profissionais e permitir uma compreensão mais profunda de diferentes culturas, aumentando a confiança do estudante da escola pública. O sistema educacional brasileiro contempla dentre as suas políticas o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que apoia o ensino de línguas estrangeiras, que antes de ter sua lei revogada, incluía o espanhol, nas escolas públicas. O trabalho aborda a história e a organização do PNLD, o contexto histórico do ensino de espanhol no Brasil, a análise dos dados da pesquisa de campo e, finalmente, as considerações finais sobre o papel do PNLD no desenvolvimento da educação, especialmente no ensino do espanhol na educação básica da rede pública. O objetivo deste estudo é melhorar nossa compreensão dos efeitos do PNLD no ensino de línguas estrangeiras e na formação dos alunos brasileiros. Três componentes principais serão destacados neste estudo: o avanço do espanhol como língua estrangeira, as oportunidades que oferece aos alunos da rede pública e a importância do livro didático no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa bibliográfica e documental, análise de leis e documentos do Ministério da Educação e pesquisa de campo com professores de educação básica em nível nacional são os métodos utilizados.