Este estudo inclina-se apresentar as peculiaridades do indivíduo aprendiz em seus parâmetros cognitivos, pressupondo, que tais averiguações certificam nas propostas de práticas educativas excelentes. Com objetivo geral de explorar as perspectivas da atuação profissional da prática do Neuropsicopedagogo mediante as dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar. A Neuropsicopedagogia é um campo de procedimento novo, que fixa labutar problemas relacionados à aprendizagem humana a seu desenvolvimento cerebral. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo com a abordagem qualitativa em uma escola pública municipal de uma cidade do agreste pernambucano. A formação de sua palavra está relacionada à conexão de algumas áreas essenciais para atuação desse profissional, a Neuropsicopedagogia (NEURO + PSICO + PEDAGOGIA) apresenta-se respaldada nos estudos da neurociência, da psicologia e da pedagogia, centralizada na aquisição do ser humano. O resultado da pesquisa apontou sugestões e ações abarcando o diálogo no contexto das adversidades corrente na aprendizagem de novas técnicas e estratégias de práticas motivadoras para o desenvolvimento cognitivo do aprendente, apontando diversas maneiras lúdicas diante da intervenção do Neuropsicopedagogo. A educação é um artifício de soberania cultural e intelectual, os seres humanos se utilizam para sua independência de aprendizagem para sustentação de sua vida erudita, com isso afloram às adversidades do conhecimento. A função do Neuropsicopedagogo está voltada para a captação das dificuldades apontadas pelo indivíduo e auxiliar na elaboração de intervenções pedagógicas pertinentes aos alunos com demandas individuais físicas ou cognitivas. Encontra-se interligada à neurociência, que faz a conexão entre educação e saúde em sua elucidação.