A educação contemporânea exige que os professores estejam preparados para integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, promovendo o ensino inovador e engajador para os estudantes. Nesse sentido, eles precisam se apropriar de literacia digital de modo a ampliar seu repertório de práticas educativas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre a literacia digital na formação de professores, especificamente focada nos anos iniciais. O método de investigação foi o estado da questão sobre os temas em análise em bases de dados como BDTD/IBICT, Portal de Teses e Dissertações da CAPES e RNP-Primo, analisando teses, dissertações e artigos entre 2014 e 2024. Após análise detalhada dos resumos, foram selecionadas 12 publicações mais próximas do interesse da presente investigação. Os resultados convergem para a importância da formação continuada em tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento de competências como domínio de ferramentas, planejamento de aulas, avaliação da aprendizagem e criação de práticas pedagógicas inovadoras. A formação deve ser contextualizada, considerando as realidades das escolas e as necessidades dos estudantes, a fim de promover a integração efetiva das TDICs nas práticas pedagógicas e na aprendizagem. As formas de organização identificadas foram desde cursos de formação presencial e online até palestras e seminários. As principais barreiras das formações dizem respeito a falta de infraestrutura e de apoio da gestão escolar. Nesse sentido, identificamos a necessidade de fomentar estratégias e recursos diversificados na formação de professores de modo a ampliar suas competências para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, de modo que eles contribuam para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos no mundo contemporâneo.