A coordenação pedagógica desempenha um papel fundamental na gestão escolar, atuando como um elo entre a equipe docente, os alunos e a administração escolar. Este artigo de revisão bibliográfica qualitativa investiga o papel da coordenação pedagógica na gestão escolar, explorando suas principais funções, desafios e impactos no contexto educacional. A análise dos estudos revisados revela que a coordenação pedagógica desempenha diversas funções, incluindo o apoio ao desenvolvimento profissional dos professores, a promoção de práticas pedagógicas inovadoras, o acompanhamento do currículo escolar e a mediação de conflitos. Além disso, a coordenação pedagógica desempenha um papel crucial na promoção da qualidade do ensino e na melhoria do desempenho acadêmico dos alunos. No entanto, a prática da coordenação pedagógica também enfrenta desafios significativos, como a falta de tempo e recursos, a resistência à mudança por parte dos professores, e a complexidade das demandas educacionais contemporâneas. Em termos de impacto, os estudos revisados indicam que a coordenação pedagógica pode contribuir para a melhoria do clima escolar, o fortalecimento da liderança escolar, o aumento da motivação e satisfação dos professores, e o consequente impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos. Em suma, este artigo destaca a importância da coordenação pedagógica na gestão escolar, enfatizando seu potencial para promover práticas educacionais de qualidade e contribuir para o sucesso dos alunos. No entanto, para maximizar seu impacto, é crucial enfrentar os desafios enfrentados pelos supervisores pedagógicos e investir em seu desenvolvimento profissional contínuo.