O presente trabalho apresenta a importância da afetividade na Educação Infantil e as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos, auxiliando no seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico. O objetivo geral deste estudo é compreender a importância do vínculo afetivo na Educação Infantil para o desenvolvimento psíquico e social da criança. Como objetivos específicos visamos identificar os fundamentos teóricos que apontam a afetividade como mediador da relação professor e aluno, além de verificar as contribuições da afetividade na socialização da criança na Educação Infantil. Além disso, também é objeto desta pesquisa analisar como a formação do professor influencia na efetivação da ligação entre ele e o educando. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, onde autores como Bock (2022), Pereira (2007), Galvão (2012), Piaget (1994) foram essenciais para o delineamento da questão abordada e efetivação de uma análise fundamentada. Diante das argumentações e análises expostas, identificamos que a afetividade é um instrumento essencial na prática docente, visto que sua execução fortalece o vínculo e facilita a comunicação entre professor e aluno, promovendo um melhor desenvolvimento integral da criança, assim como preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/21996. Ademais, conclui-se que é preciso fomentar uma reflexão dos docentes referente às suas práticas pedagógicas e à percepção das particularidades de cada criança, o levando a analisar suas metodologias e buscar novas abordagens de modo a acolher e a atender às necessidades de cada uma.