A supervisão escolar é uma área fundamental no contexto educacional, desempenhando um papel crucial na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da supervisão escolar delegada e seus impactos favoráveis nos processos de gestão educacional, bem como as melhorias alcançadas nas escolas da rede SESI-SP de ensino. Por meio do relato de prática, atrelado à revisão bibliográfica, discorreremos sobre a relevância e importância da supervisão própria, identificando ganhos, desafios e perspectivas futuras. Neste artigo, apresentaremos a evolução do papel do Supervisor Escolar ao longo dos 28 anos de supervisão delegada no SESI-SP, que perpassou inicialmente por uma abordagem mais tradicional e focada no cumprimento de normas, até a perspectiva contemporânea, que, além de realizar o papel de garantir que se cumpra com os requisitos legais para o funcionamento da escola e garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes, enfatiza a formação contínua da equipe gestora, o trabalho colaborativo e a análise de dados educacionais, oriundos das avaliações externas (SARESP) e avaliações internas (resultados de etapas letivas e ao final do ano letivo) para a tomada de decisões fundamentadas. Enfatizamos que a supervisão escolar delegada na rede SESI-SP desempenha um papel essencial para o desenvolvimento dos gestores escolares, que reverbera no alcance de resultados positivos na aprendizagem dos estudantes.