RESSIGNIFICANDO O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A ABORDAGEM REGGIO EMILIA
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Em vista disso, para a construção de uma sólida fundamentação teórica, buscamos respaldo em renomados teóricos da educação, tais como: Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey, Paulo Freire, Maria Montessori e Loris Malaguzzi. A Educação Infantil é um período essencial na vida de um indivíduo, uma vez que corresponde à fase das descobertas: do ver, ouvir, tocar e sentir. A criança, nesta etapa, tende a explorar o mundo, o outro e expressar-se em suas múltiplas linguagens. No Brasil, esse segmento educacional, por muitos anos, foi marcado pela forte presença da Pedagogia Tradicional, caracterizada pela transmissão de conhecimento e pelo professor enquanto figura central do processo educacional. No contexto atual, com a evolução das circunstâncias, nota-se um afastamento progressivo das instituições de ensino do ideal tradicionalista, preferindo abordagens centradas na criança. 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