Este artigo tece reflexões no que tange às práticas pedagógicas desenvolvidas na Pedagogia Tradicional e na Abordagem Reggio Emilia. Nesse sentido, com o propósito de compreender como o ressignificar do fazer pedagógico na Educação Infantil corrobora para o desenvolvimento integral das crianças, elaboramos uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória. Em vista disso, para a construção de uma sólida fundamentação teórica, buscamos respaldo em renomados teóricos da educação, tais como: Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey, Paulo Freire, Maria Montessori e Loris Malaguzzi. A Educação Infantil é um período essencial na vida de um indivíduo, uma vez que corresponde à fase das descobertas: do ver, ouvir, tocar e sentir. A criança, nesta etapa, tende a explorar o mundo, o outro e expressar-se em suas múltiplas linguagens. No Brasil, esse segmento educacional, por muitos anos, foi marcado pela forte presença da Pedagogia Tradicional, caracterizada pela transmissão de conhecimento e pelo professor enquanto figura central do processo educacional. No contexto atual, com a evolução das circunstâncias, nota-se um afastamento progressivo das instituições de ensino do ideal tradicionalista, preferindo abordagens centradas na criança. A abordagem Reggio Emilia é um modelo educacional que tem como princípios basilares a escuta ativa, o protagonismo das crianças, o ambiente como terceiro educador, a promoção de interações sociais significativas e a expressão das múltiplas linguagens da infância. Portanto, ao realizarmos uma investigação comparativa entre essas duas abordagens, objetivamos averiguar se há uma quebra de paradigmas entre as mesmas e ainda comparar o desenvolver de suas práticas pedagógicas. Diante do exposto, ao confrontarmos a Pedagogia Tradicional e a Abordagem Reggio Emilia, percebemos a necessidade de repensar e refletir sobre as práticas pedagógicas na educação infantil, visando oportunizar ambientes de aprendizagem estimulantes. Assim, é possível formar sujeitos críticos, criativos, conscientes e participativos em uma sociedade em constante construção.