O estudo Formação do Leitor Literário: Um Estudo com Licenciandos em Letras/Português busca analisar a categoria do leitor de textos literários, a partir dos discursos escritos de licenciandos em Letras/Português da Universidade Estadual de Alagoas. Destaca-se a lacuna na formação do leitor literário no ensino básico, no qual apenas uma pequena proporção de licenciandos se declara como tal, evidenciando uma insuficiência na preparação dos professores para formar literariamente seus alunos. Empregando uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico e conduzido com licenciandos dos períodos I a VIII do curso de Letras da UNEAL, o estudo revelou que o leitor de texto literário é caracterizado por uma fusão de percepção, conhecimento, emoção e imaginação, influenciado por sua formação cultural, personalidade e vivências pessoais. Nesse contexto, a formação do leitor de texto literário torna-se essencial para a compreensão e interpretação das obras literárias, fundamentais para o desenvolvimento estético e cultural do indivíduo. Diante dessa lacuna, o objetivo geral desta pesquisa é identificar suas causas e propor soluções para aprimorar a formação do leitor desde os estágios iniciais da educação. Para tal, objetivos específicos foram delineados, incluindo a investigação da lacuna na formação do leitor, a análise do papel dos professores na formação literária dos alunos, a definição do perfil do leitor de texto literário e a avaliação de sua importância na formação estética e cultural do indivíduo. Essa pesquisa visa embasar a relevância da literatura na educação e defender estratégias eficazes para promover uma formação literária mais sólida desde a infância, visando o desenvolvimento pleno dos alunos.