ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DOS PROGRAMAS DOIS TOQUES E JOGO ABERTO NA PERSPECTIVA DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E DA EQUIDADE DE GÊNEROS: A EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL NO BAIRRO DO CAJU/RJ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110035 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1647 "inscrito_id" => 7954 "titulo" => "ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DOS PROGRAMAS DOIS TOQUES E JOGO ABERTO NA PERSPECTIVA DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E DA EQUIDADE DE GÊNEROS: A EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL NO BAIRRO DO CAJU/RJ" "resumo" => "Este trabalho consiste em uma análise do documento norteador das atividades de Educação Física e esporte educacional da Fundação Gol de Letra. A instituição é uma organização da sociedade civil que atende mais de mil e quinhentos alunos nos dois programas analisados. A Matriz Curricular dos programas revela o referencial teórico utilizado, os princípios pedagógicos, os principais temas desenvolvidos e a metodologia das aulas. A Educação Física e o esporte podem ser lugares de reserva da hegemonia e reprodução dos preconceitos, principalmente que envolvem gêneros, sexualidades e padronização dos corpos. É importante analisar a Matriz Curricular entendendo a inclinação da instituição em preservar princípios como a coeducação, inclusão e participação de todos. A pesquisa bibliográfica que apoia essa produção está focalizada principalmente nas tematizações do esporte com foco nas questões de corporeidade, inclusão, práticas antirracistas e decoloniais através da Educação Física Cultural proposta por Neira (2016-2023) e nas discussões sobre as desigualdades de gêneros e o respeito às diferenças através de Louro (1998-2023), Altmann (2015), Auad (2006), Brito (2015) e Saraiva (2005). Para ampliar a análise e reflexões sobre as práticas pedagógicas examinadas na Matriz Curricular foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunas e alunos dos programas Dois Toques e Jogo Aberto. O resultado da revisão bibliográfica, da análise documental através da Matriz e dos depoimentos traz perspectivas interessantes das abordagens metodológicas dos programas da Fundação Gol de Letra ao tematizarem os esportes com elementos de enfrentamentos sociais, diminuição das desigualdades e respeito às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7954_TB1647_25102024153842.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL MAGALHÃES RODRIGUES COELHO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabriel.coelho@goldeletra.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110035 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1647 "inscrito_id" => 7954 "titulo" => "ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DOS PROGRAMAS DOIS TOQUES E JOGO ABERTO NA PERSPECTIVA DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E DA EQUIDADE DE GÊNEROS: A EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL NO BAIRRO DO CAJU/RJ" "resumo" => "Este trabalho consiste em uma análise do documento norteador das atividades de Educação Física e esporte educacional da Fundação Gol de Letra. A instituição é uma organização da sociedade civil que atende mais de mil e quinhentos alunos nos dois programas analisados. A Matriz Curricular dos programas revela o referencial teórico utilizado, os princípios pedagógicos, os principais temas desenvolvidos e a metodologia das aulas. A Educação Física e o esporte podem ser lugares de reserva da hegemonia e reprodução dos preconceitos, principalmente que envolvem gêneros, sexualidades e padronização dos corpos. É importante analisar a Matriz Curricular entendendo a inclinação da instituição em preservar princípios como a coeducação, inclusão e participação de todos. A pesquisa bibliográfica que apoia essa produção está focalizada principalmente nas tematizações do esporte com foco nas questões de corporeidade, inclusão, práticas antirracistas e decoloniais através da Educação Física Cultural proposta por Neira (2016-2023) e nas discussões sobre as desigualdades de gêneros e o respeito às diferenças através de Louro (1998-2023), Altmann (2015), Auad (2006), Brito (2015) e Saraiva (2005). Para ampliar a análise e reflexões sobre as práticas pedagógicas examinadas na Matriz Curricular foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunas e alunos dos programas Dois Toques e Jogo Aberto. O resultado da revisão bibliográfica, da análise documental através da Matriz e dos depoimentos traz perspectivas interessantes das abordagens metodológicas dos programas da Fundação Gol de Letra ao tematizarem os esportes com elementos de enfrentamentos sociais, diminuição das desigualdades e respeito às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7954_TB1647_25102024153842.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL MAGALHÃES RODRIGUES COELHO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabriel.coelho@goldeletra.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }