Esse artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que buscou analisar quais os desafios evidenciados nas práticas das professoras ao trabalhar com o eixo produção textual na escola, conforme resultados de teses e dissertações do Programa de pós-graduação em Educação e Linguagem da UFPE, e contribuir para as reflexões do ensino desse eixo na escola. Para o referencial teórico dialogamos com autores que discutem as teorias cognitivas da aprendizagem da produção textual Hayes e Flowers (1980); Schneuwly (1988), e autores que discutem a produção de texto na escola: Guerra (2010); Melo e Silva (2006); Leal e Albuquerque (2005). É uma pesquisa qualitativa utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: 1) Levantamento bibliográfico no Repositório de teses e dissertações; 2) Leituras e análise dos estudos encontrados por meio de um quadro. Os resultados evidenciaram que a produção de texto ainda é um eixo com poucos estudos desenvolvidos no Programa de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, pois foram encontradas poucas pesquisas que abordassem diretamente o tema. O desafio mais recorrente abordado nos estudos sobre as práticas docentes analisadas foi o de desenvolver atividades em sala de aula de produção de texto com destinatários reais, sendo comum a produção textual apenas para correção escolar da escrita.