As práticas de linguagens estão presentes em diversos campos da nossa vida. Por conceber a leitura e a escrita como práticas sociais, é preciso considerar que essas práticas pedagógicas devem ser realizadas em contextos situados de aprendizagens. Na atualidade, ainda é comum o desenvolvimento de práticas pedagógicas tradicionais em que o ensino de literatura é apenas uma introdução para o ensino dos aspectos gramaticais. Em razão disso, a ampliação do letramento literário se faz necessária para contribuir com o desenvolvimento da imaginação, criatividade e humanização dos estudantes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir o potencial das estratégias de leitura a partir do texto As Panquecas de Mama Panya. Teoricamente, este trabalho está situado nos estudos de letramento de vertente sociocultural, nos pressupostos do letramento literário, na linguagem como produto da interação social e na concepção de leitura literária como objeto histórico e prática social. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, configurando-se como uma revisão bibliográfica. Os resultados apontam que desenvolver estratégias de leitura contribui para a escolarização do letramento literário, de forma que os alunos ressignificarão o uso da leitura e escrita em diversos campos das suas vidas cotidianas; utilizando literaturas que consideram úteis, significantes e que sejam de seus interesses. Portanto, é necessário que o ensino de literatura na escola é formar leitores, capazes de se inserirem e interagirem em uma comunidade, construindo um sentido para si e para o mundo em que vivem.