A era digital trouxe consigo a necessidade crescente de alfabetização digital, especialmente entre a população idosa, que muitas vezes enfrentam desafios significativos ao lidar com tecnologias digitais. Nesse contexto, este estudo propõe investigar a eficácia das oficinas oferecidas pelo Grupo de Estudos em Treinamento Físico e Esportivo (GET) em parceria com a Faculdade de Computação (FACOMP), focadas na promoção da inclusão digital entre idosos. Compreender como essa promoção influencia a capacidade dos idosos de lidar com as tecnologias digitais é essencial para o desenvolvimento de programas educacionais mais eficazes nessa área. A metodologia adotada será uma abordagem bibliográfica e qualitativa, analisando entrevistas com participantes das oficinas para explorar suas percepções e experiências. Os resultados desta pesquisa fornecerão insights para a próxima etapa da metodologia: as oficinas elaboradas pela FACOMP na promoção da alfabetização digital entre os idosos. Diante disso, serão destacadas as principais conclusões obtidas a partir da análise das entrevistas, incluindo áreas de melhoria e experiências positivas relatadas pelos participantes. Por consequência, espera-se que os resultados contribuam para uma compreensão mais profunda do impacto das oficinas na vida dos idosos e para o aprimoramento contínuo desses programas. Com base nos resultados obtidos, serão propostas recomendações para aprimorar as oficinas oferecidas pela Faculdade de Computação e promover uma maior inclusão digital entre a população idosa. Em suma, serão discutidas as implicações práticas e teóricas dos achados e sugeridas direções para pesquisas futuras nesta área. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo promover o entendimento acerca da alfabetização digital entre a população idosa, buscando oferecer suporte para a criação de programas mais eficazes que promovam sua inclusão social plena.