Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVOLUÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DE GÊNERO NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113700
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6898
    "inscrito_id" => 17644
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DE GÊNERO NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este texto apresenta um relato de experiência a partir da proposta de realização da III Feira de Ciências, Inovações e Tecnologia de Queimados, município do Rio de Janeiro, cujo tema foi “Educação em movimento: Os ideais olímpicos potencializando as práticas educativas”. A atividade realizou-se, de maneira interdisciplinar (Matemática, Produção Textual e Leitura), com uma turma de nono ano da Escola Municipalizada Santo Expedito, cuja proposta de pesquisa apresentada foi a significativa evolução da participação feminina nos Jogos Olímpicos desde o seu início, em 1896, sem a presença de mulheres, até alcançar a paridade de gênero. Essa evolução reflete mudanças sociais mais amplas, uma crescente consciência sobre a igualdade de gênero e esforços para promover a inclusão feminina no esporte. O aumento da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos é um indicativo de progresso, mas a luta por igualdade total e representação justa continua. A proposta se iniciou com uma conversa sobre a presença e a importância da mulher e sobre sua luta para disputar e ocupar postos em determinadas profissões. Em seguida, apresentou-se um levantamento de dados sobre a evolução da proporcionalidade de gênero nos jogos olímpicos desde a primeira edição com participação feminina no evento. A partir dos dados apresentados, a turma pôde produzir, ler e interpretar gráficos e representá-los de maneira prática através da representação do quantitativo encontrado no interior de garrafas com pedaços de emborrachado em cores diferentes para demarcar a discrepância entre o número de homens e mulheres ao longo da história dos jogos até o ano de 2024. As reflexões de Miguel Arroyo (2000) e de Paulo Freire (1970), que serviram de aporte teórico-metodológico para trazer à luz algumas importantes reflexões sobre o ser e o fazer docente e sobre uma pedagogia crítica, que enfatiza a conscientização e o papel da educação na transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17644_TB6898_01102024202759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDNEI RIBEIRO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "SIDNEI"
    "autor_email" => "sidribeirojunior87@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113700
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6898
    "inscrito_id" => 17644
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DE GÊNERO NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este texto apresenta um relato de experiência a partir da proposta de realização da III Feira de Ciências, Inovações e Tecnologia de Queimados, município do Rio de Janeiro, cujo tema foi “Educação em movimento: Os ideais olímpicos potencializando as práticas educativas”. A atividade realizou-se, de maneira interdisciplinar (Matemática, Produção Textual e Leitura), com uma turma de nono ano da Escola Municipalizada Santo Expedito, cuja proposta de pesquisa apresentada foi a significativa evolução da participação feminina nos Jogos Olímpicos desde o seu início, em 1896, sem a presença de mulheres, até alcançar a paridade de gênero. Essa evolução reflete mudanças sociais mais amplas, uma crescente consciência sobre a igualdade de gênero e esforços para promover a inclusão feminina no esporte. O aumento da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos é um indicativo de progresso, mas a luta por igualdade total e representação justa continua. A proposta se iniciou com uma conversa sobre a presença e a importância da mulher e sobre sua luta para disputar e ocupar postos em determinadas profissões. Em seguida, apresentou-se um levantamento de dados sobre a evolução da proporcionalidade de gênero nos jogos olímpicos desde a primeira edição com participação feminina no evento. A partir dos dados apresentados, a turma pôde produzir, ler e interpretar gráficos e representá-los de maneira prática através da representação do quantitativo encontrado no interior de garrafas com pedaços de emborrachado em cores diferentes para demarcar a discrepância entre o número de homens e mulheres ao longo da história dos jogos até o ano de 2024. As reflexões de Miguel Arroyo (2000) e de Paulo Freire (1970), que serviram de aporte teórico-metodológico para trazer à luz algumas importantes reflexões sobre o ser e o fazer docente e sobre uma pedagogia crítica, que enfatiza a conscientização e o papel da educação na transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17644_TB6898_01102024202759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDNEI RIBEIRO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "SIDNEI"
    "autor_email" => "sidribeirojunior87@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência a partir da proposta de realização da III Feira de Ciências, Inovações e Tecnologia de Queimados, município do Rio de Janeiro, cujo tema foi “Educação em movimento: Os ideais olímpicos potencializando as práticas educativas”. A atividade realizou-se, de maneira interdisciplinar (Matemática, Produção Textual e Leitura), com uma turma de nono ano da Escola Municipalizada Santo Expedito, cuja proposta de pesquisa apresentada foi a significativa evolução da participação feminina nos Jogos Olímpicos desde o seu início, em 1896, sem a presença de mulheres, até alcançar a paridade de gênero. Essa evolução reflete mudanças sociais mais amplas, uma crescente consciência sobre a igualdade de gênero e esforços para promover a inclusão feminina no esporte. O aumento da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos é um indicativo de progresso, mas a luta por igualdade total e representação justa continua. A proposta se iniciou com uma conversa sobre a presença e a importância da mulher e sobre sua luta para disputar e ocupar postos em determinadas profissões. Em seguida, apresentou-se um levantamento de dados sobre a evolução da proporcionalidade de gênero nos jogos olímpicos desde a primeira edição com participação feminina no evento. A partir dos dados apresentados, a turma pôde produzir, ler e interpretar gráficos e representá-los de maneira prática através da representação do quantitativo encontrado no interior de garrafas com pedaços de emborrachado em cores diferentes para demarcar a discrepância entre o número de homens e mulheres ao longo da história dos jogos até o ano de 2024. As reflexões de Miguel Arroyo (2000) e de Paulo Freire (1970), que serviram de aporte teórico-metodológico para trazer à luz algumas importantes reflexões sobre o ser e o fazer docente e sobre uma pedagogia crítica, que enfatiza a conscientização e o papel da educação na transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.