HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111728 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4061 "inscrito_id" => 12554 "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "O documento referência para o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034) propõe uma perspectiva histórico crítica para a construção da política educacional, que considere a estreita e interdependente relação entre educação, ciência, tecnologia, inovação e ambiente. Em vista disso, a História e Filosofia da Ciência (HFC) se apresenta como um campo de conhecimento capaz de provocar reflexões acerca da construção da ciência. A inclusão de saberes históricos e filosóficos no Ensino de Ciências (EC) é apontada como um caminho para desvelar relações interconexas da ciência, contribuindo com o rompimento de uma visão neutra e imutável. Considerando que o EC inicia, oficialmente, no currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, este estudo, de caráter qualitativo e quantitativo, analisa produções acadêmicas realizadas entre 2013 e 2023 que discutem a HFC nas aulas de Ciências dos anos iniciais. A investigação ocorreu por meio de uma revisão sistemática, tendo como fonte de busca plataformas eletrônicas. Os resultados da análise indicam carência de estudos da temática, mas destacam os desafios e as contribuições da abordagem histórica e filosófica no primeiro segmento do ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12554_TB4061_10102024094927.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE TEIXEIRA DA SILVA POLEZ" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE POLEZ" "autor_email" => "polezfranciele@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111728 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4061 "inscrito_id" => 12554 "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "O documento referência para o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034) propõe uma perspectiva histórico crítica para a construção da política educacional, que considere a estreita e interdependente relação entre educação, ciência, tecnologia, inovação e ambiente. Em vista disso, a História e Filosofia da Ciência (HFC) se apresenta como um campo de conhecimento capaz de provocar reflexões acerca da construção da ciência. A inclusão de saberes históricos e filosóficos no Ensino de Ciências (EC) é apontada como um caminho para desvelar relações interconexas da ciência, contribuindo com o rompimento de uma visão neutra e imutável. Considerando que o EC inicia, oficialmente, no currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, este estudo, de caráter qualitativo e quantitativo, analisa produções acadêmicas realizadas entre 2013 e 2023 que discutem a HFC nas aulas de Ciências dos anos iniciais. A investigação ocorreu por meio de uma revisão sistemática, tendo como fonte de busca plataformas eletrônicas. Os resultados da análise indicam carência de estudos da temática, mas destacam os desafios e as contribuições da abordagem histórica e filosófica no primeiro segmento do ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12554_TB4061_10102024094927.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE TEIXEIRA DA SILVA POLEZ" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE POLEZ" "autor_email" => "polezfranciele@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }