O documento referência para o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034) propõe uma perspectiva histórico crítica para a construção da política educacional, que considere a estreita e interdependente relação entre educação, ciência, tecnologia, inovação e ambiente. Em vista disso, a História e Filosofia da Ciência (HFC) se apresenta como um campo de conhecimento capaz de provocar reflexões acerca da construção da ciência. A inclusão de saberes históricos e filosóficos no Ensino de Ciências (EC) é apontada como um caminho para desvelar relações interconexas da ciência, contribuindo com o rompimento de uma visão neutra e imutável. Considerando que o EC inicia, oficialmente, no currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, este estudo, de caráter qualitativo e quantitativo, analisa produções acadêmicas realizadas entre 2013 e 2023 que discutem a HFC nas aulas de Ciências dos anos iniciais. A investigação ocorreu por meio de uma revisão sistemática, tendo como fonte de busca plataformas eletrônicas. Os resultados da análise indicam carência de estudos da temática, mas destacam os desafios e as contribuições da abordagem histórica e filosófica no primeiro segmento do ensino fundamental.