O lúdico é um recurso fundamental utilizado na Educação Infantil como metodologia para facilitar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, possibilitando a exploração de brincadeiras e jogos de uma forma divertida, agradável e significante. É também uma forma de comunicação que a criança utiliza para externar seus sentimentos e emoções. Algo que proporciona a autonomia e a aprendizagem na 1ª infância. Sendo assim, nosso objetivo geral foi: identificar a importância do lúdico na Educação Infantil. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma investigação sobre a importância do tema. Nesta pesquisa, lemos e refletimos textos de autores/as que discorrem sobre o assunto em questão. Dentre eles/as, destacamos: Luckesi (2002); Gordinho (2009), Salomão &Martini (2012), dentre outros/as e algumas legislações. Com base em nossos estudos, pudemos chegar aos seguintes resultados: A atividade lúdica é a ação expressada por meio de brincadeiras e jogos; O brincar proporciona desenvolvimento, aprendizagem, construção da autonomia e a criatividade infantis; O lúdico contribui para o desenvolvimento físico, cultural, social, afetivo e cognitivo da criança, sendo uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento infantil; Os momentos de aprendizagem ficam mais prazerosos; As educadoras da Educação Infantil devem utilizar o lúdico como uma estratégia para o processo formativo dos educandos.