A inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola é fundamental para a promoção da cultura digital. Para isso, contudo, ela exige que os professores se atualizem e desenvolvam habilidades que lhes ajudem a enfrentar as mudanças no panorama educacional. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores sobre a integração de tecnologias na sala de aula e as mudanças necessárias para sua adoção. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletadas e analisadas 69 respostas postadas pelos participantes no fórum de discussão de uma formação continuada em “Produção e Uso de Tecnologias Educacionais”. A iniciativa teve 80 horas de duração e foi oferecida de forma assíncrona em uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o campus Mesquita do Instituto Federal do Rio de Janeiro. A análise revelou que os professores reconhecem a necessidade de inclusão de tecnologias na educação. Entretanto, muitos relataram desafios variados como impeditivos para o uso das TDIC, como a falta de infraestrutura adequada e de suporte técnico, e a resistência de colegas a mudanças metodológicas. Os professores enfatizaram a importância da formação continuada e do planejamento pedagógico para integração efetiva das TDIC às aulas e mencionaram a necessidade de uma infraestrutura adequada e de apoio institucional para que a tecnologia possa ser uma ferramenta eficaz nos processos de ensino e aprendizagem. Conclui-se, assim, que a inclusão da cultura digital na escola, para além de considerar o uso de novas tecnologias, deve fomentar mudanças metodológicas e fornecer suporte para que os professores possam inovar em suas práticas pedagógicas. Este estudo contribui para a reflexão sobre programas de formação continuada, destacando a necessidade de preparo e planejamento pedagógicos para promoção de uma educação que se alinhe às necessidades do século XXI.