O presente artigo tem por finalidade contribuir para com a argumentação em favor da utilização da música nos processos de ensino e aprendizagem, desde a Educação Infantil até os cursos de Pós-Graduação, nas diferentes instituições de ensino de nosso país. A partir de uma breve pesquisa bibliográfica, realizada em obras de História da Educação que abordam os diferentes períodos históricos — da época colonial aos nossos dias —, foi possível verificar a presença da música se esvaindo do processo educativo no decorrer do tempo. Por isso mesmo, procurou-se compreender a maneira como os padres da Companhia de Jesus — primeiros educadores em território brasileiro, desde as primícias dos tempos coloniais — utilizaram a música, especialmente com o auxílio de meninos portugueses órfãos trazidos para serem criados no Brasil; meninos que eram organizados em grupos de orfeão para cantarem músicas sacras com a finalidade de atrair os gentios e catequizá-los, como era o ideal dos jesuítas àquela altura. Também foi possível elaborar sugestões de pequenas intervenções pedagógicas, com a utilização da música contemporânea, do samba ao hip-hop, que contribuiriam para com a aprendizagem de História, cultura, folclore, moral e costumes nas diversas instituições de ensino atuais. Essas iniciativas apoiariam diretamente, também, o desenvolvimento de elementos que influem nos processos educacionais de crianças, jovens e adultos, tais como coordenação motora, marcação de ritmos, escrita musical, dentre outras.