As pessoas com deficiência são aquelas que apresentam impedimento físico, mental ou sensorial a longo prazo, que em interação com barreiras, muitas vezes impostas pela própria sociedade, podem afetar sua plena participação social. Dentro desse grupo, encontram-se as pessoas com deficiência visual (DV) que se trata de uma deficiência sensorial, que pode ser classificada como cegueira ou baixa visão. A cegueira é entendida como perda total da visão e a baixa visão se relaciona com alterações na capacidade funcional da visão, que limita ou interfere no desempenho da visão. Com ênfase na inclusão no contexto educacional, estão presentes nas escolas, não apenas os alunos com deficiência, mas também os profissionais. Então, o objetivo desta pesquisa foi investigar como é ser um professor cego e relatar suas experiências na profissão. Esse trabalho se trata de uma pesquisa descritiva com caráter exploratório. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada e os dados obtidos foram transcritos e submetidos a análise textual discursiva. Os resultados encontrados apresentam a trajetória acadêmica dos professores entrevistados, suas opiniões e relatos sobre como é ser professor cego na rede de ensino, juntamente com suas preocupações sobre a profissão e sugestões de melhorias no ambiente escolar, na acessibilidade e também na área da Educação Especial.